Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 18.10.19 - 20h19

Compaz Ariano Suassuna inaugura galeria A Pedra do Reino

img_alt

Espaço começou a funcionar com exposição de três momentos da cultura alemã: 100 anos da Bauhaus; 30 anos da Queda do Muro de Berlim; 250 anos do Nascimento de Alexander Bon Humboldt (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife entrega mais um espaço dedicado às artes. A galeria A Pedra do Reino, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, foi inaugurada com exposição sobre a cultura e história da Alemanha: “Rupturas e Inovações: vieses culturais da Alemanha - 100 anos da Bauhaus; 30 anos da Queda do Muro de Berlim; 250 anos do Nascimento de Alexander Bon Humboldt”. A mostra fica no Compaz até dia 13 de novembro.  

A ação é fruto da parceria do Compaz, da Rede de Bibliotecas pela Paz, da Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco com o Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste no Recife, através do Projeto Encontro das Nações de autoria e curadoria de Antonio de Moura Pereira Filho, professor de História lotado na BPE.

“É uma alegria pra gente estar aqui recebendo essa exposição, que marca o início do funcionamento desse espaço, que homenageia mais uma vez o nosso Ariano, que embora fosse contra os estrangeirismos, adoraria ver uma exposição como essa aqui que mostra a simplicidade, que fala sobre legado para o povo. Esses temas dialogam com a nossa missão, com temas relacionados às liberdades”, ressaltou o secretário executivo de Segurança Urbana, Paulo Moraes.

“É uma honra e grande alegria compartilhar com vocês essa exposição. O Compaz foi muito receptivo”, disse Antonio Moura, curador e integrante da Biblioteca Pública Estadual. “Em nome do Consulado da Alemanha, agradeço toda essa preparação. Está tudo muito bonito. Obrigada a todos”, disse Suzana Fuhrmann, representante do Consulado da Alemanha no Recife.

A exposição é composta de núcleos e módulos expositivos. O primeiro núcleo se constitui em uma instalação com totens sobre uma diagramação plástica, inspirada nas pinturas de Moholy Nagy e Wassily Kandinsky. Tendo ao centro um totem com destaque para o Gráfico Amador - a célebre gráfica recifense, impulsionadora do Modernismo nas Artes Gráficas -, do qual irradiam-se outros seis totens, cada um contendo informações sobre os movimentos relacionados ou oriundos da Escola Bauhaus: Arts na Crafts/Art nouveau; Walter Gropius e o Design da Bauhaus; Artesanato, técnicas e mulheres da Bauhaus; Mies van der Rohe; Vanguardas: Neoplasticismo, Cubismo, Construtivismo e Expressionismo; De Stijl.

No segundo núcleo expositivo, encontram-se os módulos expositivos com os três eixos temáticos da exposição, cada um com informações bibliográficas e hemerotécnicas sobre a Bauhaus, Queda do Muro de Berlim, (com instalação de vídeo específica), e Alexander von Humboldt.

O terceiro núcleo é um living com expositores contendo acervo Circulante de obras literárias em língua alemã de maior expressão mundial, assim como relacionadas aos três temas da exposição.