Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 21.10.19 - 19h17

Prefeitura do Recife monta Central de Operações para os trabalhos de combate às manchas de óleo

img_alt

Unidade ficará localizada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem, e servirá de apoio às equipes que atuarão no combate às manchas de óleo, caso cheguem ao Recife. Dois drones estão fazendo o monitoramento aéreo da orla do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife permanece em alerta para a possibilidade da chegada das manchas de óleo nas praias da cidade. Uma Central de Operações, que servirá de ponto de apoio para todo o trabalho, está montada no CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim da praia de Boa Viagem. Pelo menos 200 trabalhadores da Emlurb, com o apoio dos equipamentos e maquinário necessários, atuarão diretamente no recolhimento do material, caso chegue à orla do Recife.

Além disso, o monitoramento da orla está sendo feito periodicamente, desde as primeiras horas desta segunda-feira (21), com o uso de dois drones da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), para que as equipes possam se antecipar à chegada do óleo. Atuarão na central, além da SMAS, a Defesa Civil do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife e a Emlurb.  

VOLUNTARIADO - Ainda na tarde desta segunda, representantes da Prefeitura do Recife se reuniram com movimentos da sociedade civil organizada voltados para a questão ambiental e do tratamento adequado do lixo. Participaram da reunião os grupos PE Sem lixo, Recife Sem Lixo, Recife Lixo Zero e Manifesto Ambiental e os secretários de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, de Turismo Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça e de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar. Entre as principais demandas do grupo, esteve que os voluntários não entrem em contato direto com a mancha de óleo, o que pode trazer malefícios à saúde.

Atendendo à demanda dos movimentos e às orientações da Secretaria de Saúde do Recife, a Prefeitura do Recife irá orientar o trabalho voluntário na orla da cidade, para que apenas o pessoal especializado, com o uso de equipamento adequado, tenha contato com o material. Os voluntários devem se dirigir à Central montada no CAT Ambiental, no Segundo Jardim, para receber as orientações de como poderão ajudar. A ideia é que eles trabalhem no apoio e logística dos trabalhos. A Secretaria de Saúde participará da operação dando o apoio necessário aos trabalhadores e voluntários.