Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.10.19 - 11h57

Voluntários do Recife começam ações de conscientização na praia de Boa Viagem

Mobilizados pela plataforma Transforma Recife e grupos da sociedade civil, voluntários somam forças aos profissionais da Defesa Civil do Recife e da Dircon na conscientização de comerciantes, banhistas e moradores na orla do Recife

 

Os voluntários já cadastrados pela Plataforma Transforma Recife e mobilizados por grupos da sociedade civil começam na tarde desta terça-feira (22), a mobilização para a possível chegada das manchas de óleos às praias do Recife. Os voluntários farão, a partir das 14h30, a orientação para comerciantes e banhistas sobre os riscos do contato direto com o material que está se espalhando pelo litoral do Nordeste e a forma adequada de atuar na contenção. A ação será no entorno do Segundo Jardim de Boa Viagem.

A Defesa Civil do Recife também começou, na manhã desta terça-feira (22), a comunicação de risco aos edifícios mais próximos à Orla de Boa Viagem, ao todo 4 equipes estão divididas em diferentes pontos da praia. Além disso, profissionais da Regional Sul da Diretoria de Controle Urbano, começaram o mesmo trabalho de conscientização com os quiosques e barraqueiros da praia. Todos estão sendo orientados à procurar a Defesa Civil no 08000 81 34 00, caso identifiquem a mancha.

Seguindo demanda de entidades da sociedade civil voltadas à causa ambiental e ao cuidado com a destinação adequada do lixo e orientações da Secretaria de Saúde do Recife, os voluntários cadastrados pela Plataforma e organizados na Central de Operações, montada no CAT Ambiental, do Segundo Jardim, serão orientados a atuar em ações de conscientização, como a desta tarde, e apoio logístico como distribuição de material de manutenção e contenção humana das áreas afetadas.

A ideia é que apenas os profissionais especializados, munidos de equipamento adequado para o contato com o material trabalhem na remoção direta do óleo, caso ele chegue ao Recife. Pelo menos 200 trabalhadores da Emlurb irão atuar nesse trabalho, número que pode aumentar dependendo da quantidade de material que chegue ao Recife. Desde, a chegada da nova mancha, a Prefeitura do Recife monitora sua movimentação e se prepara para a possível chegada do material no Recife. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade passou a compor a Sala de Situação do Governo do Estado e cobra do Governo Federal uma atitude efetiva, coordenada e ao nível do tamanho da escala deste desastre ambiental.

RISCOS - Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a inalação de vapores advindos do óleo cru pode causar dificuldades de respiração, dor de cabeça, confusão mental e náusea. Em caso de contato da pele com óleo, podem aparecer irritações na pele, rash cutâneo, queimação e inchaço. Já a ingestão do óleo pode causar dores abdominais, vômito e diarreia. A exposição à longo prazo pode ter consequências mais graves, como danos nos pulmões, fígado, rins e sistema nervoso.

Quem por acaso tiver contato direto com o óleo deve limpar a pele com gelo e óleo de cozinha. Em caso de apresentar alguma reação alérgica, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

 

Serviço:

Ação de conscientização com voluntários na Orla do Recife
Terça, 22/10

14h30
Praia de Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim, Boa Viagem