Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 22.10.19 - 19h22

Prefeitura do Recife e voluntários se juntam para ação de conscientização na praia de Boa Viagem

img_alt

Voluntários e profissionais da Defesa Civil, Dircon, Secretaria de Saúde e Brigada Ambiental fizeram a conscientização da população para o alerta em caso da chegada das manchas de óleo à orla do Recife e os cuidados no possível contato com o material (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Buscando preparar a população para a possível chegada das manchas de óleos às praias do Recife, a Prefeitura do Recife iniciou na tarde desta terça-feira (22), no entorno do Segundo Jardim de Boa Viagem, uma grande mobilização de voluntários e profissionais da Prefeitura para orientar comerciantes e banhistas sobre os riscos do contato direto com o material e a forma adequada de atuar na contenção. A mobilização continua nesta quarta-feira (23), às 8h e às 16h.

Voluntários mobilizados pelo Transforma Recife, além de equipes da Defesa Civil, Secretaria Saúde, Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e a Brigada Ambiental da Guarda Municipal andaram pela praia e pelo calçadão dando orientação a turistas e a população. A coordenadora do Transforma Recife Marcella Balthar explicou sobre a ação. "A mobilização de hoje é informativa. A Prefeitura do Recife está preparada para fazer a limpeza de tudo que chegar em nossa orla, para que a população em geral não tenha a necessidade de entrar em contato direto com esse material tóxico, porque pode ser um risco a saúde”, afirmou.

Marcella explicou o papel do voluntariado nesta convocatória. “Convidamos os voluntários, através da plataforma do Transforma Recife, para que eles pudessem fazer parte desse grande mutirão. No dia de hoje atuamos principalmente na sensibilização da população, mas caso óleo chegue, nossa orientação é continuar atuando em ações de conscientização, como a desta tarde, além de apoio logístico como distribuição de material de manutenção e contenção humana das áreas afetadas”, explicou a coordenadora.

A ideia é que apenas os profissionais especializados, munidos de equipamento adequado para o contato com o material trabalhem na remoção direta do óleo, caso ele chegue ao Recife. Pelo menos 200 trabalhadores da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) irão atuar nesse trabalho, número que pode aumentar dependendo da quantidade de material que chegue ao Recife. 

Keila Ferreira, gerente geral de Atenção Social da Defesa Civil afirmou que a Prefeitura vem fazendo o monitoramento constante da orla. “As praias estão sendo monitoras 24h por dia, por drones e equipe técnica. Nosso esforço é para que a população não se coloque em risco, para isso temos uma equipe preparada para fazer esse trabalho, com maquinário e EPIs adequados”, ponderou Keila.

Na manhã desta terça-feira (22), a Defesa Civil do Recife também começou, na comunicação de risco aos edifícios mais próximos à Orla de Boa Viagem, ao todo foram 159 prédios abordados. Todos estão sendo orientados a procurar a Defesa Civil no  0800 081 34 00, caso identifiquem a mancha. O mesmo trabalho também está sendo realizado por equipes da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), com comerciantes nos quiosques e barracas na praia. 

Desde, a chegada da nova mancha ao litoral de Pernambuco, a Prefeitura montou uma Central de Operações, que servirá de ponto de apoio para todo o trabalho,  no CAT Ambiental, localizado no Segundo Jardim, monitora sua movimentação e se prepara para a possível chegada do material no Recife 

Jorge Tadeu, um dos voluntários participantes da ação, falou sobre a mobilização. “Hoje é um trabalho de conscientização em saúde pública. Acho que é importante que todo mundo tenha consciência do que está acontecendo, tomar precauções para saber lidar com a situação, saber dos riscos desse material, se chegar a nossa orla”, afirmou. 

RISCOS - Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a inalação de vapores advindos do óleo cru pode causar dificuldades de respiração, dor de cabeça, confusão mental e náusea. Em caso de contato da pele com óleo, podem aparecer irritações na pele, rash cutâneo, queimação e inchaço. Já a ingestão do óleo pode causar dores abdominais, vômito e diarreia. A exposição à longo prazo pode ter consequências mais graves, como danos nos pulmões, fígado, rins e sistema nervoso.

Quem por acaso tiver contato direto com o óleo deve limpar a pele com gelo e óleo de cozinha. Em caso de apresentar alguma reação alérgica, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.