Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 24.10.19 - 10h19

Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira terão brincadeiras ambientais sobre tecnologia e descarte adequado do lixo

img_alt

Equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife integram a programação da Semana do Lixo Zero, Semana do Brincar e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O calendário oficial do Recife dedica, anualmente, a última semana de outubro à "Semana Municipal do Lixo Zero", assegurada pela Lei Municipal n.º 18.403/2017. A iniciativa, fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil, tem o objetivo de incentivar a redução do lixo que vai aos aterros sanitários do país. O Econúcleo Jaqueira tem sido espaço aberto para debates e conscientização em torno do exercício de práticas sustentáveis que influenciam diretamente na qualidade de vida da população. 

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a importância de tais práticas para apoiar e incentivar o cooperativismo,  favorecer e contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tanto o Econúcleo quanto o Jardim Botânico do Recife (JBR) sediam atividades gratuitas neste final de semana com foco em eixos de educação ambiental para que haja engajamento às causas sustentáveis. Os dois espaços também entram na programação da Semana do Brincar, com o estímulo de práticas voltadas para o desenvolvimento infantil saudável e brincadeiras lúdicas. “Propagar diretrizes para um futuro melhor, sustentável e inclusivo, através de atividades gratuitas ao ar livre desperta em cada cidadão o olhar ecológico e uma cultura consciente e que pense no todo. As experiências vividas nos espaços compartilhados da Prefeitura do Recife são de extrema importância para a construção dos hábitos diários e na reeducação ambiental”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. A tecnologia também fará parte através dos games desenvolvidos e propagados pela SMAS, como a Mostra de Jogo Educativo de Combate ao Aedes Aegypti como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A programação do sábado (26) no Econúcleo Jaqueira começa às 9h com uma sessão de games que estimulam o jogador a separar os resíduos sólidos corretamente. Depois, haverá caminhada ecológica às 10h para os visitantes conhecerem espécies de árvores do Parque da Jaqueira. A Turma Mangue e Tal apresenta uma esquete teatral, às 11h, com lições sustentáveis de forma lúdica. À tarde, o personagem Dom aporta no Econúcleo para sensibilizar as pessoas sobre descarte correto dos resíduos sólidos na apresentação Em cena verde: Dom em 'Que lixo é esse?'. No domingo (27), haverá caminhada ecológica, oficina de percussão com garrafa PET, histórias cantaroladas, mostra de jogo educativo de combate ao Aedes Aegypti e uma palestra com Nanda Kumara para falar sobre Meio ambiente em equilíbrio para autorealização.

O Jardim Botânico do Recife também contempla um roteiro repleto de atividades ao ar livre a partir das 9h deste sábado (26). Haverá Caminhada poética: caminhos diversos com resíduos sólidos, seguida pela contação da história Pedrinho e o Barco. Às 11h, uma oficina de xilogravura sustentável vai despertar a criatividade dos participantes em torno do consumo consciente. Às 13h30, está programada a oficina de criação com resíduos sólidos Borboletando coisa e tal e às 15h30 exibição de documentário Refletindo sobre a poluição. No domingo (27), as atividades continuam com oficinas, cinema ambiental, caminhadas e contação da história O Pequenino Grão de Areia. 

 

Sobre a Semana do Lixo Zero

 Anualmente, a última semana de outubro é dedicada à "Semana Municipal do Lixo Zero". A iniciativa, fundada pela organização civil Instituto Lixo Zero Brasil, tem o objetivo de incentivar a redução do lixo que vai aos aterros sanitários do país. No Recife, a proposta foi sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, assegurada pela Lei Municipal n.º 18.403/2017, para promover debates sobre o tema em empresas e escolas; fomentar a economia circular; conscientizar sobre a necessidade de redução dos resíduos; realizar palestras, fóruns, seminários e eventos em geral sobre resíduos sólidos e ações coletivas de limpeza em espaços públicos; contribuir para a redução, reutilização, reciclagem e compostagem; incentivar o consumo consciente e realização de mutirões de limpeza em parques, praças, ruas, canais e pontos turísticos do Recife.

 

Confira a programação completa:

Jardim Botânico do Recife 

Sábado (26)

9h30 - Caminhada poética: caminhos DiVersos com resíduos sólidos

10h30 – O Meio que se conta: contação de histórias “Pedrinho e o Barco”

11h - Oficina de Xilogravura Sustentável (isogravura)

13h30 – O Meio que se conta “Borboletando coisa e Tal + oficina de

criação com resíduos sólidos “borboletando entre as árvores do Jardim”

15h30 – Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição

 

Domingo (27)

09h – O Meio que se conta “Borboletando coisa e Tal + oficina de

criação com resíduos sólidos “Borboletando entre as árvores do Jardim”

11h – Cine Ambiental: refletindo sobre a poluição

13h30 – Caminhada poética: caminhosDiVersos com resíduos sólidos

14h30 - O Meio que se conta: contação de

histórias “O Pequenino Grão de Areia”



Jardim Botânico do Recife 

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

Econúcleo do Parque da Jaqueira 

Sábado (26)

9h – Apresentação do espaço sustentável + Sala de ECOinteratividade

9h às 16h - Mostra de Jogos Ambientais (SNCT).

9h às 13h - Mostra de Jogo Educativo de Combate ao Aedes Aegypti 

10h – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

11h – Histórias Cantaroladas + Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

14h – Vivência ambiental musical “Mesa sonora”

15h – Em cena verde, Dom em: que lixo é esse?

16h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais (separando os resíduos sólidos)

 

Domingo (27)

9h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

9h às 13h - Mostra de Jogo Educativo de Combate ao Aedes Aegypti 

10h – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

11h – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

12h – Encerramento MANHÃ

14h – Histórias Cantaroladas + Em cena verde, Dom em: que lixo é esse?

15h30 – Palestrante - Nanda Kumara (Meio ambiente em equilíbrio para autorealização )

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita