Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 24.10.19 - 10h40

Parto Humanizado é tema de palestra no Hospital da Mulher do Recife

Com o tema “Humanização do Parto: Experiências Exitosas no Hospital da Mulher do Recife”, a enfermeira obstetra do HMR, Kéllida Feitosa, proferiu palestra, na última quarta-feira (23), para gestores e colaboradores da unidade. O encontro, que aconteceu no auditório Luiz Carlos Santos, no térreo, faz parte do Programa de Humanização do Hospital. O evento contou com a participação da diretora técnica da unidade, Cinthia Komuro.

Em sua apresentação, Kéllida Feitosa, inicialmente, fez um registro do parto e da assistência ao parto ao longo da história. Em seguida, falou sobre o atual movimento em prol da humanização do parto e nascimento, que busca qualificar a assistência nessa área. Nesta reconstrução do modelo obstétrico, as prioridades, explica ela, são “respeito à autonomia da mulher, busca pela liberdade e conforto, respeito ao processo de nascimento”, destacando que todas as condutas são baseadas em evidências científicas e em comum acordo com a mulher.

Mestre em cuidados intensivos e doutoranda em saúde integral, ambos pelo Imip, a enfermeira obstetra exemplificou algumas medidas de assistência ao parto adotadas no Hospital da Mulher como incentivo à liberdade de posição, uso de tecnologia para oferecer maior segurança, apoio, incentivo ao contato pele a pele entre mãe e bebê. “Ao meu ver, o ponto forte da unidade é o trabalho em equipe em prol de  uma causa única que é o parto humanizado”, destacou. Desde que foi inaugurado, em maio de 2016, o HMR já realizou 15.015 partos, sendo 10.902 normais e 4.113 cesáreas. Dados atualizados até 23 de outubro de 2019.

Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.