Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 24.10.19 - 15h04

Recife realiza a 4ª Conferência Municipal de Juventude neste sábado (26) e domingo (27)

Pela primeira vez será monitorado com  participação e controle social, pelos jovens eleitos delegados para a conferência, o Plano Municipal de Juventude

 

Neste sábado, 26, e domingo, 27, a partir das 9h, será promovida a 4ª Conferência Municipal de Juventude do Recife, com o tema #DefendendoDireitos. A conferência acontece no Colégio Vera Cruz, localizado na avenida Rui Barbosa, bairro das Graças. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Juventude, juntamente com o Conselho Municipal de Juventude do Recife. Na ocasião será feito o monitoramento e avaliação com a representação dos jovens eleitos como delegados para a conferência, do Plano Municipal de Juventude, conforme Lei Municipal nº 18.279/ 2016.

De acordo com a Secretária Executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, esta Conferência será um marco na consolidação de políticas públicas de juventude do Brasil. “É a primeira vez que um plano municipal de juventude é avaliado em sua integralidade, reforçando assim o compromisso da gestão da cidade do Recife com a efetivação das políticas públicas de juventude, compreendendo a condição juvenil do Recife na sua diversidade”, avaliou a secretária.

O Plano Municipal de Juventude do Recife é o instrumento que consolida a Política Pública de Juventude enquanto política de Estado, e estabelece um conjunto de diretrizes e objetivos, que orientam o trabalho do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude. Nesta Conferência serão monitoradas com ampla participação da sociedade as 57 metas elencadas no Plano Municipal de Juventude.

Para preparar os jovens para a 4ª Conferência Municipal de Juventude foram realizadas pré-conferências nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), com intuito de incluir as diversas juventudes da cidade no debate sobre as Políticas Públicas de Juventude e identificar as demandas prioritárias a serem discutidas na etapa municipal. Ao todo foram realizadas 12 (doze) preparatórias, com a participação de quase 500 jovens, que elegeram 96 (noventa e seis) representantes para a Conferência Municipal.