Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 24.10.19 - 15h23

Semana do Brincar 2019 leva atividades para mais de mil crianças

img_alt

Foram realizados cinco dias de brincadeiras em vários pontos da cidade com o tema “Brincar é da Natureza da Criança”. O objetivo é o de chamar atenção do brincar enquanto direito para o desenvolvimento integral das crianças (Foto: Cortesia)

 

Com o tema “Brincar é da Natureza da Criança”, a Prefeitura do Recife, encerra nesta sexta-feira, 25, a Semana do Brincar 2019, com a realização de cinco dias de muita brincadeira para a criançada em vários pontos da cidade – Compaz, Jardim Botânico, Escola de Circo, Parque da Jaqueira, além das escolas municipais e os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Casas de Acolhida da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH). A Semana do Brincar 2019, que já faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, sempre no mês de outubro, levou 36 atividades diferentes para mais de mil meninas e meninos recifenses.

Nesta sexta-feira, 25, ainda tem teatro de fantoches, contação de história, quebra panelas, pintura, brincadeiras antigas – roda, dança das cadeiras, boca-de-forno, entre outras -, em escolas municipais, no Compaz Eduardo Campos, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (bairro do Pina), Caps Infantil Zaldo Rocha, além de outros espaços. “A proposta da Semana está sendo cumprida que é de estimular a brincadeira como fundamental para o desenvolvimento na Primeira Infância, mostrando que é um direito da criança e chamando a atenção das famílias, dos responsáveis para proporcionar esses momentos”, fala o gerente da Criança e Adolescente da SDSJPSDDH, Eduardo Paysan. Ele destaca ainda que a Semana Municipal do Brincar do Recife é assegurada pela Lei Municipal n.º 18.445/2017, proposta pelo Poder Executivo.

Na tarde desta quarta-feira, 23, no Jardim Botânico do Recife, onde 40 crianças acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da PCR participaram de trilhas, oficinas de materiais recicláveis, Caio César, 12 anos, disse que era a segunda vez que vinha ao local, mas que dessa vez foi melhor porque viu como fazer vários brinquedos. “Ao invés de jogar no lixo a gente pode aproveitar para construir brinquedos para jogar”, falou o menino morador do Córrego do Jenipapo, que gostou de ver que garrafas de amaciantes podem virar um jogo divertido. “São muitas possibilidades, com mais de 70 brinquedos catalogados que são fabricados com materiais recicláveis”, falou o educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe Júnior. “E o importante é que as crianças percebam que há outras possibilidades para brincar, fora os jogos eletrônicos”, acrescentou.

Na manhã desta quinta-feira, 24, no Compaz Eduardo Campos, a criançada mostrava a felicidade nos olhos com as brincadeiras promovidas pela arte-educadora, Flávia Diana, ou Flavioleta, como é conhecida pelo público infantil, que trouxe a dança das cadeiras entre outras atividades de infância transmitidas há muitas gerações. “O ideal é que a população, as famílias, as escolas usem a criatividade e estimulem o brincar na fase infantil”, disse.