Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.10.19 - 15h39

PCR encerra Outubro da Pessoa Idosa com a Campanha “Todo Futuro Tem um Passado”

Atividades executadas ao longo do mês envolveram mais de 1,5 mil pessoas idosas no Recife

 

A campanha “Todo Futuro Tem um Passado" marca o encerramento da programação alusiva ao Outubro da Pessoa Idosa, com a proposta de chamar a atenção para o respeito e o cuidado com esse público. A campanha que está circulando em cartazes, em ônibus da Região Metropolitana do Recife é realizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Condir, com o apoio da Prefeitura do Recife. Os cartazes também estão sendo distribuídos em instituições públicas. No Compaz Eduardo Campos, a formatura da 2ª Turma de Técnica em Cuidador/a de Pessoas Idosas, com 25 participantes também encerra as atividades que foram realizadas durante este mês. 

Nesta quinta-feira, 31, às 15h, a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas (SDSJPSDDH), Ana Rita Suassuna, fecha a programação do Outubro da Pessoa Idosa, com a entrega de 40 computadores, no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) do Recife, para reforçar os cursos do Programa Navegar é Preciso que ensina à pessoa idosa informática e noções de navegação na internet e uso de redes sociais. A preocupação é que a tecnologia que está no dia a dia das pessoas seja inserida na vida do idoso. 

Mais de 1,5 mil idosos participaram de várias atividades promovidas pela SDSHPSDDH  durante o mês de outubro. Feira de Cidadania e Cuidados em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, Baile Vivas para Velhice em parceria com a Secretaria Executiva de Esportes que reuniu mais 900 participantes, Tarde Vivas para Velhice nas casas de acolhida da PCR, Formação Técnica em Cuidador/a de Pessoas Idosas, oficinas de artesanato, entre outras, estavam entre várias programações realizadas para a pessoa . 

A gerente da Pessoa Idosa, Cacilda Medeiros, destacou os momentos que as questões sobre o envelhecimento foram tratadas.  “Foram discutidos temas como preconceito, situações de preconceito e exclusão e até mesmo de violência com a pessoa idosa”, pontuou. A população idosa do Recife está estimada em 177,7 mil pessoas, cerca de 11% dos habitantes da cidade. “É uma parcela importante da população e assegurar os direitos dessas pessoas, com vistas à melhoria da qualidade de vida é prioridade da Prefeitura do Recife por meio da efetivação das políticas públicas para a Pessoa Idosa, com base no Estatuto da Pessoa Idosa”, falou Cacilda Medeiros.

A data - O Dia 1º de outubro foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento. A População Idosa é a que mais cresce em todo o mundo. Em meados do século 21, estima-se que teremos 2,4 bilhões de Pessoas Idosas no planeta.  No Brasil, o dia 1 de outubro também representa a data em que foi sancionada, em 2003, a lei federal que instituiu o “Estatuto do Idoso”, ampliando os Direitos Fundamentais e de Cidadania da Pessoa Idosa, considerando o resultado como uma importante conquista para a população idosa e para a toda a sociedade.