Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 30.10.19 - 17h14

13ª Caminhada dos Terreiros celebra a sacralidade de matriz africana na próxima sexta-feira (1º)

Com apoio da Prefeitura do Recife, programação tomará conta das ruas do centro, a partir das 14h,convocando à mobilização contra o racismo e a intolerância religiosa.

Dando por iniciadas as festividades e mobilizações do Mês da Consciência Negra, a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco chega à sua 13ª edição nesta sexta-feira (1º). O tradicional cortejo das religiões de matriz africana é promovido pela Rede de Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com apoio da Prefeitura do Recife.

Nesta 13ª edição, o tema da Caminhada será “Mexeu com um(a), mexeu com todos(as)”, convocando à comunhão entre os povos de diferentes gêneros, cores e crenças e à mobilização contra o racismo e a intolerância religiosa.

A programação começa às 14h, diante do Marco Zero, com um breve momento de falas de lideranças religiosas e homenagens, seguidas do Xirê, bonita e solar celebração com cânticos e danças para todos os orixás. A Caminhada, que celebra a força de religiões ancestrais do povo negro, matrizes culturais e sociais brasileiras, como o candomblé, a jurema e a umbanda, seguirá pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro. 

A Secretaria de Cultura do Recife e a Fundação de Cultura Cidade do Recife irão assegurar tablado, som e toldo para a concentração da caminhada, no Marco Zero, e para a dispersão, no Pátio. Será disponibilizada ainda a Frevioca, além de banheiros químicos na concentração, no percurso e no final do trajeto.

TRÂNSITO – A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma operação especial de trânsito para acompanhar todo o trajeto. As ações terão início às 14h, com agentes de trânsito realizando monitoramento na Ponte Giratória, ruas da Moeda e Vigário Tenório, além da Avenida Alfredo Lisboa.

A depender da necessidade, a CTTU poderá realizar a interdição temporária do acesso ao Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Dessa forma, os condutores que seguem pela Ponte Giratória, sentido Centro, deverão realizar o desvio pela Avenida Martins de Barros. Já quando o cortejo estiver na Avenida Martins de Barros, o trânsito será desviado pela Ponte Giratória.

Um efetivo de 15 agentes de trânsito será destacado para acompanhar todo o percurso, montando bloqueios itinerantes ao longo da passagem dos religiosos e garantindo a orientação dos condutores e a segurança viária. As operações seguem até 19h, horário esperado para a dispersão total do público.