Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 31.10.19 - 16h06

Prefeito Geraldo Julio: “O Compaz é o melhor projeto de redução de desigualdade do Brasil porque é feito pelas pessoas e para as pessoas”

img_alt

Prefeito entregou, na manhã desta quinta-feira (31), o Prêmio Cidades Sustentáveis de melhor projeto de redução de desigualdade do Brasil para a comunidade do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“O Compaz é o exemplo de que quando a sociedade se junta com o serviço público, os resultados são muito maiores e muito mais transformadores”. Foi com essas palavras que o Prefeito Geraldo Julio destacou a receita de sucesso do Compaz, que foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam. Como gesto da construção coletiva desse projeto, que é feito com a participação da população desde sua concepção, o prefeito entregou o troféu à comunidade do Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a primeira unidade do projeto, inaugurado em 2016.

A entrega aconteceu em um grande ato na manhã desta quinta-feira (31), com grande participação dos frequentadores e da comunidade do entorno do Compaz, além de convidados como a presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, Tauá Pires e Zuleica Goulart, representando respectivamente o Programa Cidades Sustentáveis e a Oxfam Brasil, responsáveis pela premiação.

“O segredo do sucesso do Compaz está na comunidade que ajudou a conceber e construir ele. É um equipamento feito pelas pessoas e para as pessoas, esse é o grande diferencial, que o fez ser o melhor projeto de combate a desigualdade do Brasil inteiro. O Compaz é um exemplo de política pública feita em parceria com a população. Os números não nos deixam mentir. Na educação, na saúde, sobretudo na prevenção a violência, os indicadores melhoraram muito”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O prêmio Cidades Sustentáveis foi entregue ao prefeito Geraldo Julio em setembro, em São Paulo, dentro da Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis” e tem como objetivo estimular as cidades a adotarem práticas que contribuam para a redução das desigualdades no país. No evento desta quinta, jovens da comunidade que fazem parte do Compaz receberam o troféu comemorativo ao prêmio das mãos do prefeito, em nome de toda a população do Alto de Santa Terezinha e das demais comunidades onde estão inseridos os Compaz. Na ocasião também foi inaugurado o vestiário da piscina, um pedido feito pela população que faz atividades na piscina do Compaz.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação, projeto nacional suprapartidário de incentivo à Educação Básica, é uma entusiasta do projeto e foi convidada para o momento de celebração desta manhã. Emocionada em sua fala, Priscila disse que acompanha há um ano o Compaz e que virou uma defensora do equipamento. “Desde que eu conheci o Compaz, eu entendi que mais do que um equipamento, temos aqui um modelo para o Brasil, centrado no usuário, no cidadão, nas crianças, no jovem. Precisamos levar para o Brasil todo. Em grande medida não conseguimos avançar no nosso país em diversas políticas porque não fazemos isso aqui, que é realizado no Compaz”, declarou.

Tauá Pires, representante da Oxfam Brasil, entidade que faz parte de uma confederação global que tem como objetivo combater a pobreza, as desigualdades e as injustiças em todo o mundo, falou sobre o diferencial do Compaz. “O grande diferencial está colocado na premiação de hoje. Essa é uma política da comunidade. A comunidade faz o Compaz, então não é só uma política de gestão pública, mas uma política que está incorporada com a identidade deste território”, destacou. “Sabemos que o Compaz é não é só uma estrutura física, ela é feita por pessoas e ela está totalmente tomada pelos que moram neste território”, pontuou.

Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis participou do evento e explicou sobre o programa. “O programa cidades sustentáveis oferece uma agenda de desenvolvimento sustentável para os municípios, mas não só na questão ambiental deve ser considerada na gestão das políticas públicas, mas prezamos pelo social, econômico, cultural. Temos acompanhado esta iniciativa desde o início. Temos acompanhado o compromisso do prefeito com o povo que é o mais importante, dar mais qualidade de vida a população, e o Compaz é exemplo disso”, declarou.

Com sua primeira unidade inaugurada em 2016, no Alto de Santa Terezinha, o Compaz foi concebido sob a ideia de oferecer, em um único espaço lazer, esporte, educação e oferta de serviço, com o propósito de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário em áreas de vulnerabilidade social. Ao lado do Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, os equipamentos acolhem mais de 34 mil pessoas e já realizaram mais de 3 milhões de atendimentos. O Ariano Suassuna registrou 40% de redução nos homicídios no seu entorno, enquanto o bairro do Alto Santa Terezinha, onde fica o Compaz Eduardo Campos, não registrou nenhum homicídio em 2018.

O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti falou sobre a importância do prêmio. “Gosto de dizer que o compaz é uma Fábrica de Cidadania por que tratamos aqui de educação, esportes, lazer, para quem mais precisa. Quando você enxerga a potencialidade das pessoas que moram nas comunidades elas se desenvolvem externamente e internamente. São pessoas que vão para o mercado de trabalho, que vão para a universidade que melhoram o desempenho na sala de aula. Tudo isso reduz a violência urbana, o grande propósito do Compaz”, afirmou.

Seu Iran Mariano, aposentado, é um dos muitos que participam das atividades do Compaz. “Minha vida mudou para melhor. Hoje faço atividades, caminhadas e tenho duas netas que fazem judô, balé e natação. Este é um lugar maravilhoso e mudou a vida da comunidade, trouxe mais alegria”, contou.

 

 

Os Compaz em números

 

Compaz Eduardo Campos

Usuários cadastrados: 14.655

Vagas ofertadas:  25.794

Vagas em atividades esportivas: 1.197

Vagas em atividades educacionais: 1.045

Vagas em atividades culturais: 787

Vagas em atividades saúde e bem-estar: 5.017

Vagas em atividades qualificação profissional e geração de Renda: 3.741

Média diária na Biblioteca Afrânio Godoy: 328

Total de atendimentos realizados: 1.161.593

 

 

 

Compaz Ariano Suassuna

Usuários cadastrados: 20.138

Vagas ofertadas:  18.249

Vagas em atividades esportivas: 8.574

Vagas em atividades educacionais: 6.532

Vagas em atividades culturais: 3.103

Vagas em atividades saúde e bem-estar: 724

Vagas em atividades qualificação profissional e geração de Renda: 743

Média diária na Biblioteca Carlos Percol:

 

Total de atendimentos realizados: 1.939.867