Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 01.11.19 - 15h42

Competições de natação dos Jogos Escolares movimentam o Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Dezenas de alunos da rede municipal de ensino do Recife caíram na água para disputar as provas de 50, 100 e 200 metros (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A piscina do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, recebeu, na manhã desta sexta (1), as competições de natação dos Jogos Escolares do Recife. Dezenas de alunos da rede municipal de ensino caíram na água para disputar as provas de 50, 100 e 200 metros. Os Jogos são realizados pela Prefeitura do Recife, numa parceria entre as secretarias de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e de Educação. Na próxima semana, será a vez do xadrez e da luta olímpica, além de diversas modalidades coletivas.

O estudante Miguel Arcanjo, 14 anos, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, ganhou 4 medalhas de ouro, nos 50m livre, 50m borboleta, 50m costas e 100m livre. “Treino de segunda a sábado, no Sport, e já participei do Pernambucano e do Norte/Nordeste. Comecei a levar o esporte a sério há dois anos e já melhorei muito. Eu era gordo e tinha 72kg com 10 anos, agora estou bem mais saudável, conta.

Colega de Miguel na escola Padre Henrique, José Eduardo dos Santos, 16 anos, foi vencedor nas provas de 100m e 200 livre, além de ter ganho a prata nos 50m livre. “O esporte me ajuda a ocupar o tempo com coisas certas. Pratico triatlo, que inclui natação, atletismo e ciclismo, e já competi no brasileiro e em outros campeonatos aqui, na Paraíba e no Ceará”, aponta.

Matriculada na Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo, a estudante Mellany Maria conquistou três ouros, nos 50m peito, 50m costa e 50m livre. “Desde o ano passado, treino todo dia no Clube Português. O esporte me estimulou a estudar mais e me comportar melhor na escola”, afirma. Já o vencedor nos 100m costa foi Ícaro Alexandre, da Escola Municipal Nilo Pereira. “Nado há cinco meses e essa foi minha segunda competição”, diz.

BOLSA ATLETA - A competição tem dez modalidades: futsal, vôlei, vôlei de praia, basquete, handebol, atletismo, natação, badminton, luta olímpica e xadrez. O torneio, que dá acesso ao Bolsa Atleta Recife, bateu recorde de inscrições em 2019 e chegou a 2.047 atletas confirmados, 70% a mais do que os 1.200 do ano passado. A inclusão de atletas com deficiência está garantida, com as disputas de vôlei sentado, paratletismo, xadrez paralímpico e natação paralímpica. Participam 30 unidades de ensino de anos finais da rede municipal do Recife.

Os campeões dos Jogos Escolares terão direito ao Bolsa Atleta Recife, iniciativa da Prefeitura que vai distribuir remuneração mensal de R$ 300 para os atletas que conquistarem medalha de ouro na competição. “Dos 86 primeiros beneficiados pelo Bolsa Atleta, 84 conseguiram o benefício a partir do desempenho nos Jogos Escolares. Ficamos muito felizes com o aumento no interesse dos estudantes”, afirma a secretária-executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A competição municipal funciona como etapa classificatória para os Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), outra via de acesso ao Bolsa Atleta Recife,  que remunera os campeões estaduais com R$ 400 por mês. Por sua vez, os destaques dos JEPs ganham acesso aos Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.