Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 01.11.19 - 18h21

Prefeitura divulga lista com os 100 primeiros sorteados do projeto Renda Por APP

img_alt

Iniciativa faz parte do programa Chegando Junto e tem o objetivo de possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para aplicativos de entrega em domicílio. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta sexta (1), a lista com os 100 primeiros beneficiados do projeto Renda Por APP, que sorteia, todo mês, kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados. A iniciativa faz parte do programa Chegando Junto e tem o objetivo de possibilitar que as pessoas aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega em domicílio disponíveis no mercado. Os kits serão entregues em novembro e a lista está disponível para consulta no site da PCR, na Sala do Empreendedor situada no térreo do edifício-sede e nas agências de emprego das avenidas Rio Branco e Norte.

O primeiro sorteio aconteceu no sábado passado (26), pela extração da Loteria Federal. Para participar das próximas rodadas, que acontecerão sempre no último sábado de cada mês, pela Loteria Federal, é preciso ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses. Os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, situadas na avenida Rio Branco e no número 5600 da avenida Norte, munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. 

“A Prefeitura quer ajudar a população a ter sua própria renda. Com isso, vamos inserir no mercado pessoas que não têm nem telefone e dar a elas a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entregas e sustentar sua família. Já articulamos parcerias com várias empresas”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior. A inscrição permite ao candidato participar de todos os sorteios e os ganhadores ficam automaticamente excluídos das próximas rodadas.

No total, serão 1.500 kits sorteados até o fim do próximo ano, sendo 100 a cada mês. Ao completar a inscrição, o candidato recebe um número, que dá direito a participar de todos os sorteios até o final do projeto. Os ganhadores serão os portadores dos 100 números mais próximos do primeiro prêmio. Em caso de empate, valerá o número maior. A população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre o projeto Renda por APP por meio dos telefones 3355-2901 e 3355-8053. 

As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros.

DADOS - Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com dados de 2018, mostrou que 18 milhões de brasileiros já usam os aplicativos como fonte de renda. Desse total, 4 milhões tem sua renda totalmente vinda dos APPs. Os dados mostram que os aplicativos são uma das principais fontes de renda dos trabalhadores autônomos.

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

Além do Renda Por APP, já estão em andamento ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram quase 600 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, que vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. 

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.


PROJETO RENDA POR APP:

O que é?

- A Prefeitura do Recife sorteia, por mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados para que a população possa trabalhar prestando serviços para aplicativos de entrega.


Para participar é preciso:

- Ser maior de 18 anos, comprovar residência no Recife e estar cadastrado como baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, há pelo menos seis meses.


Como se inscrever: 

- Comparecer às agências de emprego do Bairro do Recife (avenida Rio Branco) e Casa Amarela (avenida Norte, 5600), munidos de documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço. Ao completar a inscrição, o candidato receberá um número que será sorteado pela extração da Loteria Federal, no último sábado de cada mês. A inscrição dá direito a concorrer em todos os sorteios. Ganhadores são automaticamente excluídos.


Informações para o público:
 3355-2901 e 3355-8053

CONFIRA AQUI a lista dos 100 primeiros beneficiados