Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 02.11.19 - 19h49

Equipes da PCR atuaram no enfentamento ao trabalho Infantil neste Dia de Finados


Foram observadas situações de crianças e adolescentes na venda de flores e pinturas de túmulos

A Secretaria de Desenvolvimento  Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife esteve com equipes neste sábado, 02, Dia de Finados, realizando ação  de enfrentamento ao trabalho infantil. Além de orientações foram distribuídos materiais de divulgação informativos. 
 
Foram observadas  situações de trabalho infantil  por 20 dos 48  educadores sociais que atuam no Serviço Especializado em Abordagem Social da Politica de Assistência Social da Prefeitura do Recife. Este grupo atua em vias públicas,   identificando situacões de violação de direitos.
 
Nos últimos  anos, o Dia de Finados entrou nas ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -  PETI. Nos Cemitérios e nos entornos são observados  crianças e adolescentes ocupados com a venda de flores e pintura de túmulos.
 
A iniciativa compõe um dos eixos de atuação do PETI que é  o da identificação das situações de trabalho Infantil . "Durante os eventos culturais da cidade como o Carnaval, Sao João  e Festa do Morro da Conceição algumas violacões  como a exploração do trabalho infantil são recorrentes", explica a chefe do Serviço Especializado de Média Complexidade do Recife, Valéria Monteiro.
 
Além de identificar essas violações, a missão do Programa é  criar Proteção Social  para os envolvidos. A estratégia  principal tem sido o encaminhamento desse público do Servico de Convivência e Fortalecimento de Vínculos,  para as atividades no contraturno  escolar, numa parceria com clubes da cidade - Santa Cruz, Náutico, Sport e AABB. 
 
Os adolescentes acima de 14 anos também poderão ser inseridos nos Programas de Aprendizagem da Prefeitura do Recife junto à  Superintendência de Trabalho e Emprego de Pernambuco e outras entidades.  As situações ainda são comunicadas ao Ministério Público da Infância e Conselhos Tutelares conforme eixo de responsabilização do PETI. Os casos mais críticos  são encaminhados para os Centros de Referência Especializados da Assitencua Social - Creas.