Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.11.19 - 11h10

Novembro Azul reforça importância dos cuidados com a saúde integral do homem

img_alt

Atividades promovidas pela Prefeitura do Recife acontecerão nas unidades de saúde, polos da Academia da Cidade e instituições públicas e privadas (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

 

As unidades da Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife vão reforçar ao longo deste mês a importância da participação do público masculino nas ações de promoção e prevenção à saúde. Com o tema “Homens: Adolescentes, Jovens, Adultos e idosos, sejam protagonistas da sua saúde!”, a campanha Novembro Azul tem o objetivo de aproximar os homens dos serviços. O calendário completo está disponível CLICANDO AQUI.

As ações acontecerão, além das unidades de saúde, em polos da Academia da Cidade, escolas, canteiros de obras, terreiros, casas de semiliberdade para adolescentes em conflito com a lei e outros locais públicos e privados. As atividades incluem rodas de conversa, palestras em sala de espera sobre assuntos relacionados à saúde do homem; avaliação antropométrica (peso, altura, circunferências); aferição de pressão arterial; teste de glicemia; triagem e coleta de sangue para realização de PSA (marcado sanguíneo que pode indicar qualquer alteração na próstata); testagem de HIV e sífilis, além de orientações sobre como prevenir as infecções sexualmente transmissíveis etc.

Os profissionais também realizarão busca ativa de homens que não têm registro recente de acesso ao serviço de saúde. Haverá ainda cine-debate sobre machismo e outros assuntos relacionados ao homem e oficina para agentes comunitários de saúde.

Nesta terça-feira (5), profissionais da Sesau participarão de um evento na Associação dos Servidores da Celpe, na Madalena, onde haverá consultas médicas e odontológicas; conversas sobre direitos e deveres dos idosos; orientações sobre saúde integral e doenças prevalentes nos homens; testes rápidos de HIV e sífilis e de glicemia; distribuição do Cartão do Homem e exposições de plantas.

Nos dias 6 e 7, no Centro de Saúde César Montezuma, localizado no 1º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, terá palestras, oferta de testes rápidos, aferição de pressão arterial e triagem para encaminhamento médico (esta última voltada para homens acima de 40 anos). Os interessados em participar devem reservar a vaga na própria unidade, até o dia 5.

ASSISTÊNCIA - A Política de Atenção Integral à Saúde foi implantada em 2014, na capital pernambucana, visando à promoção e prevenção a saúde do homem recifense. Dentro da política, a Prefeitura do Recife possui diversas estratégias para aproximar os homens dos serviços de saúde. Uma delas consiste em incentivar o envolvimento consciente e ativo de homens em todas as ações voltadas para o planejamento reprodutivo. Na prática, os homens são estimulados a acompanharem suas parceiras nas consultas do pré-natal, preparando-os para o momento do parto e o exercício da paternidade com responsabilidade. Durante a consulta, eles também passam por exames de rotina e testes rápidos.

Há também outros exemplos de fortalecimento da estratégia do Pré-Natal do Homem, entre eles os grupos de homens das unidades de saúde, a implantação do terceiro turno e ações específicas nos bairros para esse público, contribuições que ajudam na mudança do paradigma do binômio mãe-criança para o trinômio pai-mãe-criança.

Profissionais de saúde da rede também passaram por sensibilização para a necessidade do olhar diferenciado para o público-alvo. Na capital pernambucana, destaca-se ainda a integralidade com outras políticas estratégicas (Programa Academia da Cidade, Práticas Integrativas, LGBT, Mulher, Criança, População Negra etc), potencializando e ampliando o cuidado integral.

LEI - Na capital pernambucana, outro benefício para garantir a construção de vínculos afetivos é a Lei Municipal 18.359/2017, que ampliou a licença paternidade para 20 dias para os servidores municipais, visando promover maior envolvimento dos pais no cuidado dos filhos.

CARTÃO DO HOMEM - Instrumento criado no Recife para ser usado nas consultas e nas ações educativas das equipes de Saúde. No cartão há espaços a ser preenchidos com informações referentes ao estado de saúde, agendamento das consultas e atividades nas Unidades Básicas, além das vacinas. Os usuários são orientados a levá-lo para todas as consultas.