Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 05.11.19 - 19h36

Rede de Ensino do Recife tem seis práticas pedagógicas premiadas em Seminário

No evento foram apresentadas iniciativas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram implantadas .

Recife é uma das 60 cidades do Brasil que realiza o Seminário Conectando Boas Práticas, que dissemina as melhores práticas pedagógicas que acontecem no País. O evento acontece na capital pernambucana, nesta terça-feira(05),  na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), na Madalena, e é promovido pela Conectando Saberes (uma rede nacional de professores) em parceria com a Prefeitura do Recife/Secretaria de Educação do Recife e Fundação Lemann. 

Durante o Seminário um total de seis trabalhos de boas práticas de professores do Recife  foram premiados com placas de reconhecimento. Entre eles, destaca-se “Um Olhar Poético pelo Recife sob a Perspectiva do Estudantes Surdos”,  no qual alunos surdos da sala bilíngue da Escola Padre Antônio Henrique, conheceram as esculturas dos 12  poetas expostas nas ruas e praças da cidade através do Circuito da Poesia do Recife. 

Entre os poetas estão João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Antônio Maria , Manuel Bandeira e Solano Trindade. Os alunos criaram novos sinais em libras para representar o nome do poetas (só dois autores tinham sinais de libras). De acordo com a professora Elizabete Ferreira, uma as orientadoras do projeto, “O estudo aproximou os participantes do universo literário e também valoriza o patrimônio da cidade”. 

Os outros premiados do Recife foram: Criando e Contando Histórias; Automutilação: O  Espelho de uma Dor; Meu Primeiro Drone; O Trabalho com Metodologia Científica nas Turmas do Ensino Fundamental: Uma Proposta Inovadora;  e Clube de Acessibilidade Audiovisual como Ferramenta para a Inclusão nas Escolas. Parte dos trabalhos selecionados versam sobre tecnologia na educação e/ou cultura digital, meio ambiente,  com criação de protótipos de drones, ebooks e Rádio Web na Escola.

O Seminário teve como objetivo reunir e apresentar iniciativas pedagógicas que tiveram um impacto positivo nas escolas em que foram colocadas em prática e divulgar experiências exitosas que possam inspirar outros educadores e gestores. Para o representante da Fundação Lemann, Carlos Uehara, esses projetos ajudam a atingir não só as questões de aprendizagem dos alunos, como também as habilidades sócioemocionais, que são importantes para vida.   

O evento é fruto do 1º edital do Conectando Boas Práticas, que teve quase 7 mil práticas pedagógicas inscritas. O critério para participação era estar alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que será obrigatória a partir do ano que vem, ser uma prática bem sucedida em engajar alunos e ser replicável por todo Brasil. O edital abrangeu todos os anos escolares, do Ensino Infantil ao Médio. Foram selecionadas as 10 melhores práticas por cidade ou rede, que serão apresentadas por seus autores e coautores.

O Conectando Saberes é uma rede nacional de professores apoiada pela Fundação Lemann. O grupo já conta com mais de 600 educadores comprometidos com uma educação pública de qualidade, presentes em todas as unidades federativas do Brasil. De acordo com um dos organizadores do Seminário e professor da Rede de Ensino do Recife, Josinaldo Bernardo, “a rede incentiva a troca de boas práticas e valoriza o compromisso com a aprendizagem universal. Tudo isso com um sonho e propósito maior: tornar realidade uma educação pública transformadora, de excelência, para todos e todas”.