Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 08.11.19 - 11h46

Unidades de saúde do Recife realizam busca ativa de pessoas que tiveram contato com casos de hanseníase

img_alt

Trabalho envolve os oito Distritos Sanitários e tem como objetivo reduzir a carga da doença em áreas prioritárias, além de reduzir o estigma e a discriminação. (Foto: Cortesia)

 

Entre segunda (11) e sexta-feira (14), profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estarão nas ruas para cumprir mais uma etapa do projeto “Abordagens Inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre de hanseníase”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas-OMS). Trata-se da 3ª semana de exames de Contato de Hanseníase, em que pessoas que tiveram contato com pacientes com hanseníase estão sendo chamadas para também passar por exames.

Ao longo da semana, haverá busca ativa dessas pessoas e agendamento dos exames para as unidades de saúde previamente selecionadas. Os locais que receberão as ações de investigação foram escolhidos com base nos dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan).

As investigações de contatos continuarão depois da semana padrão, e o trabalho é feito por todas as unidades de saúde. Cada uma define o tipo de estratégia que vai utilizar, como a realização de Dia D e exames domiciliares, por exemplo.

No Recife, o projeto está em prática há dois anos, realizando capacitações de profissionais, busca ativas de casos, intensificação de exame de contatos, reavaliação do grau de incapacidade, entre outras atividades. Essas estratégias visam contribuir para a redução da carga de hanseníase em áreas prioritárias da capital pernambucana e mais 17 municípios, aumentando a detecção de novos casos nos locais selecionados.

LINHA DE CUIDADO – A Prefeitura do Recife lançou, no início deste mês, a Linha de Cuidado em Hanseníase, um guia prático para orientar e uniformizar a atuação de profissionais de saúde envolvidos no diagnóstico e no cuidado aos pacientes com a doença. O documento busca compartilhar com todos os profissionais informações sobre o fluxo dos atendimentos dentro das unidades de saúde da Atenção Básica e referências secundárias, de acordo com o Ministério da Saúde.

Na ocasião, houve a entrega simbólica das mais de 360 maletas que contêm os kits de Avaliação da Função Neurológica Simplificada e do Grau de Incapacidade Física (GIF). Nos próximos dias, os materiais serão distribuídos para as equipes de saúde nos oito Distritos Sanitários do Recife e ajudarão no diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão da doença.

Cada maleta é composta por materiais como lupa e lanterna para avaliação clínica, tubos de ensaio para teste de sensibilidade térmica, lamparina para aquecimento do tubo de ensaio, além de canetas coloridas para preenchimento da avaliação sensitiva no Formulário de Avaliação Neurológica Simplificada. Os kits também contam com Tabelas de Snellen que auxiliam na avaliação da acuidade visual.

SANAR RECIFE - Para atender as doenças consideradas negligenciadas transmissíveis (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que atua em parceria com as Coordenações das Políticas Municipais, desenvolvendo ações como assessoramento de unidades de saúde; acompanhamento e investigação dos casos; fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.

REFERÊNCIA - Todas as unidades de Saúde da Família realizam tratamento da doença. Na Policlínica Lessa de Andrade, funciona o serviço de sapataria, voltado para os pacientes de hanseníase que necessitam de calçados especiais. Para ter acesso ao serviço, é necessário que o paciente seja encaminhado pela unidade básica. O encaminhamento deve ser realizado pelo médico, fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional, contendo todas as especificidades do item a ser confeccionado. A sapataria produz palmilha de descompressão, sandálias, dorso flexor, splinter entre outros.