Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 12.11.19 - 11h10

Varandas brincantes marcam a inauguração do Mais Vida nos Morros, em Lagoa Encantada

img_alt

Esse é mais um capítulo escrito na história do programa Mais Vida nos Morros pelos moradores e, especialmente, pelas crianças. A inauguração será amanhã. (Foto: Cortesia)

 

O Mais Vida nos Morros, realizado pela Prefeitura do Recife através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e em parceria com as Tintas Coral, vem repensando e redesenhando os espaços públicos para as crianças, inclusive as de primeira infância. Cada área em que o programa passa é marcada por uma história e característica escritas pelos próprios moradores. Em Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, espaços ociosos na frente das casas foram cedidos pelos moradores e viraram varandas brincantes, criando novos espaços para toda a comunidade e oportunidades para o desenvolvimento infantil através do brincar. A inauguração será na tarde desta quarta-feira (13/11), a partir das 15h30. 

“A gente acredita que a cidade e seus espaços públicos podem ser lugares que estimulam a criatividade, a autoconfiança, o convívio social e a capacidade de aprendizado. Assim, lugares onde as crianças não tinham espaço nenhum para brincar, se tornam ambientes onde elas podem estar pulando amarelinha, jogando bola, socializando. É como se a rua se tornasse a extensão da própria casa ou até mesmo da escola dela”, conta o Secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

Foi pensando em tornar a área mais humanizada e voltada para as crianças, que as ruas Dr. César Montezuma, Santa Joana e Alfredo Eugênio M. de Almeida, da comunidade de Lagoa Encantada, ganharam mais vida. Junto com o morador, as vielas foram transformadas em mini-hortas comunitárias onde qualquer morador pode plantar e colher alimentos; varandas brincantes equipadas com banco, jardineira e pinturas lúdicas que estimulam a brincadeira e a conversa; varandas jardins onde foram cultivadas plantas e flores trabalhando o sensorial, a visão, o olfato e o tato; caminhos brincantes com pinturas no piso que estimulam os sentidos e a ludicidade;  pausas urbanas onde se pode descansar em bancos e contemplar a paisagem; além de arte urbana espalhada pelas casas e muros, assinada pelo artista urbano Teo Armando, que junto à população marcou com personalidade os traços do lugar.

O Mais Vida nos Morros faz parte do movimento Tudo de Cor, da Coral, uma plataforma sociocultural dentro da área de sustentabilidade da AkzoNobel que promove mobilização com impacto social e cultural. “Nossos principais objetivos são engajar e estimular a pintura como um ato de cidadania, promover a autoestima individual e coletiva, promover a capacitação de pintores, impactar socialmente a vida dos brasileiros, contribuir para que as cidades sejam mais sustentáveis e valorizar a arte pública, o que torna muito gratificante para nós participar de projetos como esse em Recife e ver esses incríveis resultados de transformação nas comunidades”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.

A pracinha, por exemplo, foi toda revitalizada ganhando brinquedos requalificados, pintura lúdica no piso, nas mesas e bancos, além de um mural pintado com a participação das crianças. Já a escadaria da Rua Dr. César Montezuma ganhou uma nova roupagem com a aplicação de um mosaico de cerâmica nos seus 110 degrau com a ajuda da comunidade que conseguiu juntar milhares de cacos de cerâmica que seriam descartados. Além de todas as mudanças mencionadas, um ponto crítico de lixo foi eliminado e transformado em uma área de descanso e conversa, contando com cor, uma mini-horta e brincadeiras.

A transformação também vem da mudança de comportamento do cidadão que passa a ser o protagonista e exercer a cidadania de forma ativa. Para estimular de forma positiva as pessoas, foi realizada a Gincana Encantada, que movimentou a comunidade com atividades voltadas para as temáticas da criança, cidade, meio ambiente e sustentabilidade. Foram oficinas de contação de histórias, brincadeiras de rua, compostagem, culinária sustentável, reciclagem criativa, conversas sobre a infância, além de envolver a criação colaborativa de adultos e crianças durante as doze semanas em que o programa esteve no local. 

Uma pesquisa realizada com a população de Lagoa Encantada mostrou que antes, cerca de 37% dos moradores eram felizes morando no local.  Após a conclusão do programa, 94% dos moradores disseram estar feliz morando na comunidade. Responderam ainda que, antes 87% das pessoas gostavam de ficar dentro de casa, em seguida, o número foi revertido para 45%, o que estimulou os moradores a sair de casa. 74% das crianças brincavam apenas dentro de casa, hoje 35% brincam. 85% dos pais não se sentiam seguros em deixar os filhos brincando na rua, diminuindo esses dados para 41%. O próprio sentimento pela comunidade também mudou. Antes, 26% dos moradores tinha um sentimento negativo pela comunidade. De acordo com a pesquisa, esse número diminuiu para 14%.

Cerca de 1.370 litros de tinta foram doados pela empresa parceira, a Tintas Coral, para a pintura de 100 casas e os diversos espaços públicos da comunidade. Estima-se que pelo menos 400 pessoas sejam diretamente beneficiadas. 

Programa – O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 29 comunidades espalhadas no Recife. O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) como programa mais relevante para a primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos, desde 2012, pelos líderes formados no Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard, em outubro desde ano. O Mais Vida nos Morros conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.