Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 13.11.19 - 12h39

Atividades do projeto social Gol do Brasil já estão em andamento no Recife

img_alt

Lançamento da iniciativa aconteceu na noite desta terça e 40 profissionais iniciaram capacitação para participar das aulas. (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

As atividades do projeto social Gol do Brasil, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania, já estão em andamento no Recife. O lançamento aconteceu na noite desta terça, na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), reunindo representantes da Prefeitura do Recife e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), parceiros na iniciativa. A capital pernambucana é a primeira do Nordeste a receber o Gol do Brasil.

A primeira etapa do projeto é a capacitação de 40 profissionais de Educação Física, que está acontecendo nesta quarta (13) e quinta (14), com metodologia desenvolvida pela CBF e chancelada pela FIFA. “Muito mais do que apenas uma atividade esportiva, este é um projeto que tem potencial para transformar vidas. O Gol do Brasil prevê a inclusão social dos jovens por meio do futebol, usando uma metodologia que vincula o futebol a atividades de caráter educacional”, ressalta a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

Após a capacitação, quatro profissionais participantes serão selecionados para ministrar as aulas às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto. “O Gol do Brasil tem tudo a ver com nossa forma de trabalhar. Não queremos formar apenas medalhistas, mas também campeões para a vida por meio do esporte, que por si só educa e doutrina. Os meninos e meninas terão uma oportunidade única de serem pessoas diferentes após participarem do projeto”, destaca a secretária-executiva de Esportes da PCR, Yane Marques.

As aulas atenderão 240 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos, no campo do União da Macaxeira, no início do próximo ano. “Estamos muito felizes em trazer o projeto para o Recife, que mais uma vez é pioneiro no Nordeste. Assim como a CBF, nós enxergamos o esporte como ferramenta de transformação social”, afirma o presidente da FPF, Evandro Carvalho. Lançado em 2017, o projeto tem o objetivo de construir um futuro melhor para as crianças beneficiadas, além de incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva no futebol..

A coordenadora do Gol do Brasil na CBF, Eliana Mutchnik, informa que as aulas transmitirão habilidades socioemocionais para os alunos. “A CBF criou esse projeto assumindo a responsabilidade social com o futebol, que é um fenômeno nacional. A metodologia de ensino é embasada nas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quem participar terá a chance de aprender a se relacionar melhor na escola, com os outros e na família”, aponta.