Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 13.11.19 - 15h12

PCR divulga o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República (15/11)

A Prefeitura do Recife informa que na próxima sexta-feira (15), Dia da Proclamação da República, feriado nacional, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e demais órgãos administrativos da Prefeitura não funcionarão.

Para quem quiser aproveitar o feriadão, não vai faltar programação. Na sexta-feira o MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães), vai receber a partir das 18h, uma eliminatória do Duelo de MCs Nacional 2019, maior batalha de rimas improvisadas do país, com apresentações de oito MCs nordestinos. Quem curte aproveitar os dias livres pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer não pode perder a oportunidade de curtir o percurso exclusivo, que estará disponível na sexta-feira (15), dia da Proclamação da República, e domingo (17). O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR), estarão abertos com uma programação especial nesta sexta-feira (15), feriado nacional, sábado (16) e domingo (17). Os visitantes poderão conferir contações de histórias, oficinas, caminhadas ecológicas e participar do evento Ciência na Praça. As atividades são todas gratuitas e abertas para o público em geral.

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República:  

CULTURA -  Povo nenhum se sagra soberano sem arte e cultura. Por isso, o feriado republicano será também cultural na capital pernambucana.

No MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães), voz e rima ocupam a pauta da sexta-feira (15). O museu recebe, a partir das 18h, uma eliminatória do Duelo de MCs Nacional 2019, maior batalha de rimas improvisadas do país, com apresentações de oito MCs nordestinos. A eliminatória receberá MCs de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, classificados em seus respectivos estados, que disputarão duas vagas na grande final do Duelo. O acesso ao evento será gratuito e aberto ao público. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. 

Para quem preferir passear pela história da capital pernambucana, o Museu da Cidade do Recife funcionará das 9h às 16h nesta sexta. No equipamento, que fica no meio de uma das rotas da Ciclofaixa e também pode ser uma opção para os ciclistas incrementarem o roteiro do feriado, está em cartaz a exposição "Cinco Pontas".  Reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos até agora inéditos para o público, a exposição comprova a participação e importância da fortificação recifense em diversos momentos da história da cidade. O Museu estará aberto também no sábado (16) e no domingo (17). O acesso é gratuito. Informações:www.museudacidadedorecife.org. 

O Paço do Frevo e o Museu Murillo La Greca estarão fechados no feriado. O Paço abre normalmente no sábado e no domingo, das 14h às 18h, com última entrada às 17h30. 

Também no sábado e no domingo, todos os caminhos culturais levarão ao teatro, com a estreia da programação do 21º Festival de Teatro do Recife. Nos dois dias, o Teatro Luiz Mendonça recebe a montagem carioca Ariano – O Cavaleiro Sertanejo, às 20h. E, no domingo, o Teatro Hermilo recebe o espetáculo pernambucano Opá, uma missão, às 18h. O Festival segue em cartaz na cidade até o dia 24, oferecendo um total de 12 espetáculos, seis nacionais inéditos na cidade e mais seis de grupos locais. Informações: http://www2.recife.pe.gov.br/node/290260.

 

TURISMO E LAZER -Quem curte aproveitar os dias livres pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer não pode perder a oportunidade de curtir o percurso exclusivo, que estará disponível na próxima sexta-feira (15), dia da Proclamação da República, e domingo (17). Os 36,5 km estarão disponíveis das 7h às 16h. No Segundo Jardim de Boa Viagem, o Lazer na Rua estará disponível atividades diversas ao ar livre. 

Outra opção para curtir os dias de folga é o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife. Com o feriado, as inscrições devem ser feitas na quinta-feira, pelo site www.olharecife.com.br. No sábado (16) o roteiro a pé será dedicado ao mês da consciência negra e, domingo (17), terá uma caminhada pelo Centro do Recife. Confira a programação completa no site.  

EDIFÍCIO-SEDE Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados nesta sexta (15), por ocasião do Feriado da Proclamação da República. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira (18).

PROCON RECIFE - O Procon Recife estará fechado na próxima sexta-feira (15) por ocasião do Feriado da Proclamação da República. De terça-feira (19) a sexta-feira (22), o posto avançado do Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) funcionará em horário especial, das 8h às 17h, devido ao Mutirão de Negociação de Dívidas. Já a sede, na Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa Vista, reabre na segunda-feira (18) das 8h às 13h, mas, apenas para recebimento de defesas administrativas e impressão de DAM, sem atendimento ao público, por ocasião do Mutirão de Negociação de Dívidas. O posto avançado do Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), funciona normalmente a partir da terça (19), das 8h às 13h. 

EDUCAÇÃO - Seguindo o calendário escolar, os alunos da rede de ensino do Recife não terão aulas na próximas sexta-feira (15), quando é feriado da Proclamação da República. As aulas também estão suspensas na quinta-feira (14) por conta do planejamento escolar. A partir da segunda-feira (18), as aula acontecem normalmente, das 7h30 às 11h40, 13h30 às 17h40 e 18h30 às 22h. 

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (15). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (18), a partir das 8h até as 13h.    

MEIO AMBIENTE – O feriadão será repleto de atividades recreativas para quem estiver nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. O Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife (JBR), ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), estarão abertos com uma programação especial nesta sexta-feira (15), feriado nacional, sábado (16) e domingo (17). Os visitantes poderão conferir contações de histórias, oficinas, caminhadas ecológicas e participar do evento Ciência na Praça. As atividades são todas gratuitas e abertas para o público em geral.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta sexta (15), devido ao feriado de Proclamação da República.  Os Compaz funcionarão normalmente neste sábado (16) e domingo (17), já as Bibliotecas Populares voltarão ao funcionamento na segunda (18).  

MERCADOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos, o Anexo do Mercado de São José, Centro de Comércio do Cais de Santa Rita e as Feiras Novas do Recife funcionam das 6h às 13h na próxima sexta-feira (15). No entanto, a abertura de cada boxe é opcional. Já o o Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona neste dia.

 ASSISTÊNCIA SOCIAL –Nesta sexta-feira, 15, feriado da Proclamação da Republica, as casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife funcionam normalmente 24 horas. Esses equipamentos são destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de assegurar a proteção integral, garantindo a privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. Público Alvo: Crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e famílias.

DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá normalmente banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem neste feriado de 15 de novembro. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no Posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau. O Projeto também funciona normalmente no sábado e domingo, 16 e 17. 

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor do andar térreo da PCR, do Compaz Governador Eduardo Campos e do Compaz Ariano Suassuna não funcionam na sexta (15/11). 

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não funcionam na sexta (15/11). 

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam na sexta (15/11) 

ESPORTES – Os programas esportivos da Prefeitura não funcionam no feriado e as 18 Academias Recife estarão fechadas na sexta e no sábado.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados nesta sexta-feira (15). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07

FINANÇAS - O Mutirão de Negociação Fiscal promovido pela Prefeitura do Recife estará em pleno funcionamento na próxima sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. O atendimento no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções, Portões E e F funciona das 9h às 19h e débitos fiscais referentes a IPTU, ISS e CIM, gerados até 31 de dezembro de 2018, podem ser negociados com redução de juros e multa. A Secretaria de Finanças elaborou condições especiais para quem deseja regularizar a situação com o município. O desconto é de 90% para pagamento à vista. Também há desconto na multa e nos juros para quem parcelar seu débito, sendo  70% para pagamento de duas a 12 vezes; 50% de 13 a 24 vezes; 30% de 25 a 36 vezes;10% de desconto de 37 a 48 vezes. Há ainda a possibilidade de parcelamento de 49 a 96 vezes, mas nesse caso não é oferecida redução nos juros e na multa. O atendimento presencial no Centro de Convenções começou no dia 4 de novembro e segue até o próximo sábado (16). O contribuinte pode entrar no Portal de Finanças e ter acesso ao sistema do Programa de Parcelamento Incentivado portalfinancas.recife.pe.gov.br ou obter informações sobre tributos do município.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais informa que o Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo não funciona nesta sexta-feira (15). 

SAÚDE - Nesta sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República, as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo, e também no fim de semana, para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (18).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, também funcionará durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará na sexta, sábado e domingo, para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.