Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 15.11.19 - 14h37

Semana Global promove atividades gratuitas para estimular a cultura empreendedora no Recife

img_alt

Programação da Prefeitura do Recife inclui uma série de atividades como palestras, oficinas e debates voltados à qualificação profissional e ao aprimoramento dos negócios. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Movimento global que tem o objetivo de fortalecer e difundir a cultura empreendedora, a Semana Global de Empreendedorismo deixará sua marca também no Recife, da segunda (18) à sexta (22), com uma série de atividades gratuitas. A programação da Prefeitura do Recife inclui palestras, oficinas e debates voltados à qualificação profissional e ao aprimoramento dos negócios. O público pode se informar sobre a programação pelo telefone 0800 281 3535 (ligação gratuita) e fazer suas inscrições clicando aqui. É gratuito.

A abertura do evento acontece na Faculdade Nova Roma, em Afogados, às 9h da segunda-feira, com o painel “Trajetória Empreendedora”, mediado pela cientista política Priscila Lapa. Haverá palestras de Raphael Vasconcelos, empreendedor da área de cervejas artesanais, e Sarah Medeiros, empresária do ramo de acessórios em couro voltados para o público feminino.

A partir das 10h, o hall de entrada da Prefeitura do Recife será palco para uma série de atividades, todas gratuitas. Durante toda a semana, haverá palestras ligadas ao tema, focando em áreas como beleza e bem estar, estímulo à vitalidade, passos importantes para estruturar os negócios, transformação de crenças limitantes em crenças fortalecedoras, gestão de negócios e finanças empresariais, o poder do lucro no mundo dos negócios, a importância das mídias digitais, empreendedorismo e liderança na era da informação. 

Na Feira de Oportunidades, que também acontece durante toda a semana, no mesmo local, profissionais cadastrados na Sala do Empreendedor da PCR venderão seus produtos, como artesanato, pintura e cosméticos. A Semana realizará também oficinas sobre Travesseiros Aromaterápicos, na terça-feira (19); Perfumes, na quarta (20); Laços diversos (para árvore, tiaras, embalagens), na quinta-feira (21); e Aromatizador de Ambiente, na sexta (22). Todas acontecem a partir das 13h. Na terça (19), haverá um “talk show” em que seis mulheres falarão sobre suas experiências, e no dia 20, um desfile de moda com o tema “Sustentabilidade”.

CRÉDITO - De 19 a 22 de novembro, das 9h às 16h, a equipe da Agência de Empreendedorismo do Estado (AGE) estará no novo Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, promovendo crédito para os permissionários e para comerciantes em geral do bairro de São José e adjacências, numa parceria que envolve as secretarias municipais de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE); e Mobilidade e Controle Urbano (Semoc).  Em setembro, o Centro de Comércio recebeu vendedores que antes trabalhavam nas calçadas, numa grande ação de ordenamento urbano.

ENTREGAS - No Recife, a Semana Global de Empreendedorismo será marcada também por entregas. Às 18h da terça (19), trinta alunos do Curso de Formação Empreendedora (Forme) receberão seus certificados de conclusão, na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes, situada em Beberibe. Fruto de parceria entre PCR, Fecomercio e Sebrae, a atividade teve o objetivo de capacitar os Microempreendedores Individuais (MEIs) para desenvolver comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras. Durante as aulas, os alunos criam uma empresa fictícia e passam a trabalhar seus desafios como se ela realmente existisse. No final, os planos de trabalho foram apresentados a uma bancada de investidores.

Também dentro da programação, a Prefeitura do Recife entrega, na manhã da sexta (22), os 100 primeiros kits sorteados pelo projeto Renda Por APP, compostos por bicicletas e smartphones com pacote de dados. A ideia é possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega em domicílio. A iniciativa faz parte do Chegando Junto, programa municipal lançado para reduzir a pobreza e a desigualdade social, que vêm crescendo no Brasil. O evento acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. Serão 1.500 kits sorteados até o fim do próximo ano, sendo 100 a cada mês.

Saiba mais: www.empreendedorismo.org.br