Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 18.11.19 - 18h07

Semana Global vai até a sexta-feira com atividades gratuitas de fomento ao empreendedorismo

img_alt

Térreo da Prefeitura do Recife abriga Feira de Oportunidades, palestras e oficinas ligadas ao tema. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Até a próxima sexta (22), o Recife será palco para uma série de atividades gratuitas, voltadas para o fortalecimento e a difusão da cultura empreendedora. A programação da Semana Global de Empreendedorismo inclui palestras, oficinas e debates voltados à qualificação profissional e ao aprimoramento dos negócios. Movimento global lançado em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown, a Semana acontece em 170 países. No Recife, o público pode se informar pelo telefone 0800 281 3535 (ligação gratuita) e clique aqui para fazer sua inscrição.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda (18), na Faculdade Nova Roma, em Afogados. “Empreendedor é uma profissão que não vai acabar nunca, ao contrário de outras que não sobreviverão às novas tecnologias. Por outro lado, cada vez mais o mundo exige capacitação. Quem estiver preparado é que vai vencer”, destacou o secretário municipal de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, que fez uma palestra para os estudantes. “Mais do que nunca, o Brasil precisa de pessoas capacitadas para empreender. A Semana Global vai possibilitar que mais pessoas se preparem para atuar na área, despertando principalmente o interesse da juventude”, complementou.

De acordo com o gestor, a Prefeitura do Recife tem uma gestão inovadora. “Por exemplo, na próxima sexta vamos entregar os 100 primeiros kits sorteados pelo projeto Renda Por APP, compostos por bicicletas e smartphones com pacote de dados. A ideia é possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega em domicílio”, ressalta, citando também os minicursos do programa Chegando Junto. “Com eles, preparamos as pessoas para gerar sua própria renda. Além dos certificados, os concluintes recebem um kit com materiais básicos para poderem começar a trabalhar”, aponta o secretário. A entrega acontece pela manhã, no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.

ATIVIDADES - A partir das 10h, o hall de entrada da Prefeitura do Recife está sendo palco para uma série de atividades, todas gratuitas. Durante toda a semana, haverá palestras ligadas ao tema, focando em áreas como beleza e bem estar, estímulo à vitalidade, passos importantes para estruturar os negócios, transformação de crenças limitantes em crenças fortalecedoras, gestão de negócios e finanças empresariais, o poder do lucro no mundo dos negócios, a importância das mídias digitais, empreendedorismo e liderança na era da informação.

Na Feira de Oportunidades, que também acontece durante toda a semana, no mesmo local, profissionais cadastrados na Sala do Empreendedor da PCR venderão seus produtos, como artesanato, pintura e cosméticos. A Semana realizará também oficinas sobre Travesseiros Aromaterápicos, na terça-feira (19); Perfumes, na quarta (20); Laços diversos (para árvore, tiaras, embalagens), na quinta-feira (21); e Aromatizador de Ambiente, na sexta (22). Todas acontecem a partir das 13h. Na terça (19), haverá um “talk show” em que seis mulheres falarão sobre suas experiências, e no dia 20, um desfile de moda com o tema “Sustentabilidade”. 

CURSO - Às 18h da terça (19), trinta alunos do Curso de Formação Empreendedora (Forme) receberão seus certificados de conclusão, na Escola Profissionalizante Zuleide Gomes, situada em Beberibe. Fruto de parceria entre PCR, Fecomercio e Sebrae, a atividade teve o objetivo de capacitar os Microempreendedores Individuais (MEIs) para desenvolver comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras. Durante as aulas, os alunos criam uma empresa fictícia e passam a trabalhar seus desafios como se ela realmente existisse. No final, os planos de trabalho foram apresentados a uma bancada de investidores.

Saiba mais: www.empreendedorismo.org.br