Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.11.19 - 17h17

Galeria Janete Costa abre exposição fotográfica sobre partos

img_alt

Mostra reúne registros de partos naturais e cesarianas, produzidos pela fotógrafa e mãe Deborah Ghelman, fica em cartaz até 29 de janeiro. (Foto:Deborah Ghelman)

Na era do empoderamento feminino e da busca pela empatia, a escolha do parir/nascer ganhou um espaço relevante no debate público, e acabou que o respeito pelas escolhas, tão pontuadas em todas as correntes, ganham voz e vez. Pensando nisso, a fotógrafa Deborah Ghelman, mãe de Bento e Maya e autodenominada de fotógrafa de família, resolveu montar a exposição “Rebento” – que abre, neste domingo (24), às 15h, na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu - equipamento cultural mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. A mostra fica em cartaz até 29 de janeiro de 2020.

O trabalho de Deborah consiste em captar a essência de cada família, por meio da sua perspectiva. E tudo que viveu, sentiu e acredita, está expresso nas imagens que apresenta. A mostra “Rebento” reúne 16 imagens de 120 X 90 com registros de partos naturais e cesarianas.

Atualmente, Deborah tem mais de 18 trabalhos premiados em concursos internacionais. Conquistou o terceiro lugar, na categoria Mais Premiados do Ano, na Categoria de Família, no Lente de Ouro 2018 - considerado o Oscar da fotografia. Ghelman foi a única mulher nordestina a ganhar tal título. Os dois primeiros lugares eram homens.

A forma como você nasce determina a forma como é amado? É mais mãe quem opta por um parto natural e menos mãe quem agenda uma cesária? Os questionamentos de Deborah surgem, na verdade, como um abraço em respeito às escolhas, deixando de lado suas opções pessoais, assim como suas vivências. A fotógrafa mostra, de forma crua e extremamente humana, como nascer é um ato único, íntimo, individual e, sobretudo, feminino.

 

Serviço:

Exposição Fotográfica Rebento, de Deborah Ghelman

De: 24 de novembro de 2019 a 29 de janeiro de 2020

Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu

 

Funcionamento

Quarta à sexta, de 13h às 19h. Sábado, de 14h às 19h. Domingo, de 15h às 19h.