Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 22.11.19 - 17h06

Projeto Viver o Centro traz atrações para todas as idades neste final de semana

As atividades irão acontecer em três pontos espalhados no Bairro de Santo Antônio, na Praça da Independência e ruas Nova e Duque de Caxias.

Neste sábado (23) e domingo (24), o projeto Viver o Centro, uma parceria entre a Prefeitura do Recife, CDL e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, movimenta o Centro da Cidade com apresentações culturais, oficinas e cuidados com a saúde. A programação é voltada para todos os públicos, de forma gratuita, nas ruas Nova e Duque de Caxias, e também na Praça da Independência, mais conheciuda como Praça do Diario de Pernambuco. O projeto, que acontecerá durante todos os finais de semana até o sábado que precede o Natal (21 de dezembro), valoriza os espaços públicos centrais da cidade e ajuda no fomento ao comércio do final do ano de alguns dos principais polos econômicos da Ilha de Antônio Vaz.

O público infantil poderá participar do Just Dance, Jogos de Transposição, e da oficina “Brinque Construindo” com  brinquedos feitos a partir de materiais reciclados, na rua Duque de Caxias. Adultos e crianças também poderão conferir artistas de circo, atividades lúdicas e muita diversão que estarão circulando de forma itinerante ao longo da Rua Nova. Já na Praça do Diário é onde se concentram as atividades voltadas para a saúde e também as oficinas de automaquiagem. 

O objetivo do projeto é criar intervenções para reativar os espaços públicos do centro do Recife. Na primeira ação que aconteceu, no último dia (16), Maria Auxiliadora, foi fazer compras de fim de ano com a neta, de 7 anos, Emily Vitória e conta como a ação melhorou o clima das crianças. “Eu estou achando esse projeto maravilhoso. Até porque, quando a gente vem com as crianças para o Centro da Cidade, não tem nada, é só estresse. Um evento como esse distrai as crianças e elas gostam muito! Era para ter sempre, não só no final de ano, porque geralmente as mães vem com os filhos para cá fazer compras e não tem nada”, enfatiza. 

Gabriela Meireles, Arquiteta e Urbanista da Secretaria de Inovação Urbana destaca a importância de resgatar a conexão com o centro do Recife. “Muita gente se conecta com o centro através de memórias afetivas de algo relacionado à infância ou a algum momento em que a família frequentava o centro. Estamos reconstruindo essa conexão novamente a partir do momento em que o cidadão tem uma experiência positiva”, pontua.

Você pode conferir a programação com data, hora e local, deste final de semana abaixo ou clicar aqui para ver a programação completa. 

Programação do final de semana.

Dia 23/11 - Boas práticas para manipuladores de alimentos, das 10 às 17h, nas ruas Nova, Duque de Caxias e Imperatriz;

Dia 23/11 - 4 Oficinas de Automaquiagem, na Praça do Diário. Horários: 10h às 11h30; 12h às 13h30; 14h às 15h30; e 15h às 16h30;

Dia 23/11 -Higienização da Pele, das 10h às 16h, na Praça do Diário;

Dia 23/11 - Orientações de Higiene Bucal e prevenção do Câncer de boca, das 10h às 17h, na Praça do Diário;

Dia 23/11 - Just Dance, Jogos de Transposição e Brinque Construindo, das 10h às 17h, na Rua Duque de Caxias;

Dia 23/11 -Personagens de circo itinerantes, das 10h às 15h, na Rua Nova;

Dia 24/11 - Boas práticas para manipuladores de alimentos, das 10h às 17h, na Praça do Diário.