Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 22.11.19 - 18h25

PCR promove programação especial para os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

"O silêncio mata. A Comunicação salva" é o tema da campanha deste ano. Serão realizados seminários, panfletagens, oficinas e distribuição de material informativo. As atividades trazem debates sobre combate ao feminicídio. 

Engajada ao movimento internacional de combate à violência contra a mulher, a Prefeitura do Recife adere, como faz todos os anos, ao movimento internacional de 16 dias pelo fim da violência contra a mulher. De 25 de novembro a 10 de dezembro, serão realizadas diversas atividades voltadas para o empoderamento das recifenses e combate ao feminicídio. Com o tema "O silêncio mata. A Comunicação salva", as ações tratam da Comunicação como ferramenta estratégica no enfrentamento à violência de gênero. A programação é voltada para os diversos tipos de mulheres e conta com seminários, oficinas, exposição e distribuição de material educativo. A primeira atividade é nesta segunda (25), às 7h, com uma panfletagem na Praça do Derby.

Intitulada "O silêncio mata. A Comunicação salva", a campanha da Secretaria, elaborada especialmente para os 16 dias, traz a importância da Comunicação como estratégica na prevenção à violência de gênero e no acesso à informação. Para corroborar o tema, a pasta municipal realizará, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, um seminário com debates sobre violência contra mulher nas redes sociais e a perspectiva de gênero dentro da comunicação pública. A atividade será no dia 27 de novembro, das 13h30 às 17h30, no bloco B da Uninassau, no bairro das Graças.

Na terça (26), tem a estreia da exposição " Até que todas sejamos livres" com 16 mulheres que estão, de diversas maneiras, inseridas na luta do combate à violência contra a mulher. A mostra fotográfica será exibida na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.  Já no dia 28, em parceria com  a produtora portuguesa Editorial Novembro, será entregue o prêmio internacional "Maria Barroso de Jornalismo pela Paz" a jornalista pernambucana Marcionila Teixeira, pelos seus anos de profissão dedicados ao empoderamento feminino na mídia. O evento será às 17h, no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio.

A programação também conta com panfletagens de materiais informativos na praia de Boa Viagem e no Cais de Santa Rita, entre os dias 1 e 2 de dezembro. Também haverá um seminário, voltado para os profissionais da assistência social, sobre mulheres em situação de rua, no dia 6 de dezembro. A programação finaliza em 10 de dezembro, no dia mundial de Direitos Humanos.

Confira aqui a programação completa.


16 DIAS DE ATIVISMO
 - O movimento internacional tem início no dia 25 de novembro e segue até o dia 10 de dezembro. Existe desde 1991, por iniciativa do Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL), e conta com a participação de mais de 150 países. A campanha tornou-se uma das mais importantes estratégias de mobilização e sensibilização da sociedade para igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher.