Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 25.11.19 - 14h19

Prevenção contra o câncer de próstata é tema de palestras do Novembro Azul no Recife

Atividades aconteceram na UPAE do Arruda e na sede do Samu Metropolitano.

A prevenção contra o câncer de próstata foi tema de palestras realizadas na Unidade Pública de Atendimento Especializado (Upae) do Arruda e na sede do Samu Metropolitano do Recife, no início desta semana. As atividades fazem parte da campanha Novembro Azul, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife ao longo deste mês, para estimular os cuidados integrais à saúde do homem.

Na segunda-feira (18), na Upae do Arruda, o urologista Marcell Lins Melo conversou com pacientes e acompanhantes da unidade de saúde e falou sobre sintomas do câncer de próstata e como os homens devem se cuidar para evitar o crescimento benigno da próstata, além de questões sobre obstrução urinária e câncer de bexiga.

Já na terça (19) e quarta (20), os médicos urologistas Leonardo Gomes e Rodolfo Brilhante falaram aos colaboradores do Samu 192 sobre doenças mais comuns, prevenção, importância dos exames, riscos comprovados e tratamentos. “O Novembro Azul é uma campanha brilhante para estimular os cuidados com a saúde do homem em geral, já que, em nenhuma das idades, os homens buscam o serviço de saúde. Essa ausência de zelo ocasiona a descoberta tardia de doenças, principalmente do câncer, que a princípio é silencioso”, explanou Gomes, que é também coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife.

Para o condutor de ambulâncias Luis Carlos Dornelas, 60 anos, a iniciativa de ter uma conversa sobre esses assuntos foi fantástica. “Há um mito sobre o exame do toque no universo masculino. Aqui, consegui aprender sobre métodos de tratamento de forma ilustrativa e isso foi bem esclarecedor pra mim que já tenho uma história genética da doença”, destacou.

A programação do Novembro Azul da Sesau se estende durante todo o mês e, na próxima semana, serão realizadas outras ações como busca ativa de homens que não frequentam unidades de saúde, na quinta-feira (28), na Upinha Hélio Mendonça, Córrego do Jenipapo. O cronograma completo pode ser conferido no site da Prefeitura do Recife, no endereço www.recife.pe.gov.br.