Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 26.11.19 - 19h18

PCR promove ações para lembrar importância do enfrentamento à tuberculose

img_alt

Durante as atividades, haverá oferta de teste do escarro para quem apresentar algum sinal da doença. (Foto: Cortesia)

 

Na Semana Estadual de Enfrentamento à Tuberculose, profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife farão ações para conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Nesta quarta-feira (27), a partir das 9h, haverá busca ativa para coleta de escarro no entorno da Upinha ACS Maria Rita da Silva/Córrego do Euclides, que fica na Rua Córrego do Euclides, n° 316, Alto José Bonifácio.

Já na sexta-feira (29), a mobilização acontecerá no Polo da Academia da Cidade do Parque 13 de Maio, na Boa Vista, das 8h às 12h. Os profissionais farão abordagens educativas sobre os sinais e sintomas da tuberculose, com as pessoas que estiverem passando pelo local. Quem apresentar algum sinal de que pode estar doente poderá fazer a coleta do escarro – exame para detectar a doença.

Em 2018, o Recife notificou 1.487 casos da doença. Já no ano de 2017, foram 1.611 casos novos de tuberculose na cidade. Em relação ao número de óbitos, foram 174 mortes por complicações da doença em 2018 e 226 óbitos no ano retrasado.

ATUALIZAÇÃO – Médicos e enfermeiros da Atenção Primária passaram por formação, em outubro, sobre o enfrentamento às doenças negligenciadas, entre elas tuberculose e hanseníase. O objetivo da capacitação, que incluiu ainda profissionais da Vigilância Epidemiológica e coordenadores de área, foi torná-los multiplicadores das intervenções para reduzir a incidência das duas doenças na capital pernambucana.

DOENÇA – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria (Bacilo de Koch). A doença é mais comum no pulmão, mas também pode afetar ossos, rins, olhos, meninges, pele etc. A tuberculose é transmitida por vias aéreas, pela fala, tosse ou espirro da pessoa com a doença ativa. Os sintomas são tosse por mais de três semanas, que pode ser acompanhada por febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.

A doença é curável, mas pode matar se não for tratada adequadamente. Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento, que consiste em uso de antibióticos por, em média, seis meses. Com 15 dias de tratamento, o paciente já pode pode deixar de transmitir a doença.  A principal forma de prevenção da tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente na rede pública de saúde.

SANAR RECIFE - Para atender as doenças transmissíveis consideradas negligenciadas (hanseníase, filariose, tuberculose e geo-helmintíase), a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que conta com ações como assessoramento de unidades de saúde; acompanhamento, tratamento e investigação dos casos; fortalecimento da assistência laboratorial, fortalecimento da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.