Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.19 - 12h11

Paço do Frevo discute cultura negra e promove estreia de agremiação

img_alt

Programação do fim de semana está contemplada nos tradicionais Observatório do Frevo e Arrastão do Frevo. (Foto: Marina Amorim/PCR)

 

Em diálogo com a Mês da Consciência Negra, o Paço encerra o novembro com um Observatório do Frevo itinerante no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá. Localizado em Olinda, no único terreiro de Nação Xambá na América Latina e território do primeiro quilombo urbano do Brasil, o Centro Cultural acolherá o programa de pesquisas do Paço do Frevo, com uma roda de diálogos sobre "Diversidades e Culturas Negras".

O encontro ocorre neste sábado (30), às 15h, com acesso gratuito, e conta com a participação de Marileide Alves (Quilombo da Xambá), Karen Aguiar (Maracatu Leão Coroado) e Edson Vogue (Guerreiros do Passo/House of Guerreiras), que falarão de suas experiências e vivências com o tema.

Já no domingo (1º), inaugurando a programação de dezembro e celebrando os novos ciclos que estão por vir, o tradicional Arrastão do Frevo terá, pela primeira vez, a participação de uma agremiação iniciante. Criada pelo professor e passista Otávio Bastos, a TCM Mexe Com Tudo surgiu a partir de desdobramentos das ações da Escola de Dança do Paço, por meio do curso parceiro de "Frevo Cinquentão", ministrado por Otávio. Caracterizado pelo improviso e ludicidade na dança, o "cinquentão" é uma das modalidades clássicas do frevo.

A alta procura pelo curso resultou em uma base regular de alunos formados, que, juntos ao professor, decidiram sair mascarados em um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife.

A iniciativa dialoga com as ações de formação e salvaguarda do Paço do Frevo, que promove não apenas de preservação mais a renovação do Patrimônio Imaterial. O Arrastão é gratuito tem concentração às 15h30, no Marco Zero, com saída às 16h em direção ao Paço do Frevo.

Serviço:

Observatório do frevo: diversidades e culturas negras

30/11, 15h | Acesso gratuito.

Centro Cultural Xambá, em Olinda.

 

Arrastão do frevo: TCM Mexeu com Tudo

01/12, 16h | Acesso gratuito

Concentração 15h30, no Marco Zero.

 

Funcionamento

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: (81) 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao