Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.11.19 - 13h39

PCR abre sala de triagem neonatal na USF do Coque

 

A sala do Teste do Pezinho é mais um equipamento da rede de cuidado com a pessoa com doença falciforme

No Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a Prefeitura do Recife abriu, na última quarta-feira (27), uma sala de triagem neonatal para Teste do Pezinho na Unidade de Saúde da Família (USF) do Coque, na Ilha da Joana Bezerra, área central do Recife. O objetivo da Coordenação da Política de Atenção à Saúde da População Negra da Secretaria de Saúde do Recife é ampliar a linha de cuidado com a pessoa com doença falciforme, que é provocada por uma alteração no gene da hemoglobina. 

Mais prevalente na população negra, a doença falciforme é uma das doenças genéticas e hereditárias mais presente no mundo. O seu diagnóstico precoce é feito através do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal) no recém-nascido, através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar. A idade ideal, recomendada pelo Ministério da Saúde, é do 3º ao 5º dia de vida, possibilitando o diagnóstico precoce da doença falciforme, assim como do hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e outras hemoglobinopatias.

Para os adultos, o diagnóstico da doença falciforme é feito através do exame da eletroforese da hemoglobina, ofertado no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife. O exame é feito em todas as gestantes durante o pré-natal, com coleta descentralizada de sangue nas unidades de saúde. As pessoas com doença falciforme são encaminhadas para informação genética, acompanhamento e assistência nos ambulatórios especializados de hematologia, como as Policlínicas Lessa de Andrade e Albert Sabin.