Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 03.12.19 - 10h54

Trupe da CTTU defende empatia para mobilidade das pessoas com deficiência

img_alt

Em ação educativa, artistas educadores usarão cadeiras de rodas e bastões de guia para que os cidadãos possam vivenciar as barreiras encontradas pelos pedestres com deficiência (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para sensibilizar os cidadãos sobre a mobilidade das pessoas com deficiência, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará uma campanha educativa na manhã desta terça-feira (3). Na ocasião, artistas educadores da Trupe da CTTU farão atividades lúdicas e usarão instrumentos como cadeiras de rodas e bastões de guia para simular, com os pedestres, as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência na mobilidade. A ação, feita em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, será na Praça do Marco Zero, bairro do Recife.

A chefe da divisão de educação da CTTU, Daniele Monteiro, destaca a empatia e o respeito como características que salvam vidas no trânsito. “Quando o tema é trânsito, precisamos ter respeito e cuidar da vida do outro como se fosse a nossa. As pessoas com deficiência têm direito à mobilidade e é isso que estamos discutindo nesta ação. Temos instalado, na cidade, diversos equipamentos para pedestres que acalmam o trânsito e beneficiam os pedestres com deficiência.”, destaca.

PEDESTRES – A CTTU tem desenvolvido diversas ações focadas no protagonismo da mobilidade dos pedestres. Somando diversas áreas da cidade, como Largo da Paz, Santo Amaro e Ilha do Leite, já foram entregues mais de 60 refúgios para pedestres, que utilizam a técnica de urbanismo tático para acalmar o trânsito na localidade. Neste ano, o órgão também entregou a Zona 30 da Ilha do Leite, com 1.090 m² e um redesenho urbano focado na mobilidade do pedestre. Essas ações dão mais espaço da calha viária às pessoas que andam a pé e, por isso, facilitam a mobilidade das pessoas com deficiência. Além disso, em novembro, foi entregue uma nova travessia com passarela e semáforos na Avenida Governador Agamenon Magalhães, que diminuiu em 250 metros o caminho dos pedestres na via.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO – A CTTU tem investido em campanhas de educação para o trânsito. Apenas em 2019, foram feitas mais de 100 ações educativas focadas na mobilidade consciente, ou seja, com respeito aos diversos modais. O órgão desenvolveu, ainda, uma Revista Coquetel com atividades voltadas para crianças de 6 a 12 anos. Ao todo, neste ano, mais de 4.000 crianças foram contempladas por atividades da CTTU nas escolas e inúmeros motoristas, motocicletas, ciclistas e pedestres receberam, nas ruas, informações para incentivar o respeito aos diversos atores no trânsito.