Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 05.12.19 - 15h51

Pedestres são prioridade: CTTU inaugura nova área de trânsito calmo no bairro de Santo Amaro

Praça de Campo Santo, em Santo Amaro, receberá redesenho urbano para deixar o trânsito mais calmo e garantir mais segurança viária aos pedestres

 

Dando continuidade à série de ações que dá mais protagonismo à mobilidade dos pedestres, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implantará mais uma série de ações fundamentadas na ideia de trânsito calmo, desta vez no bairro de Santo Amaro. No próximo sábado (7), serão entregues mais de 300 m² de redesenho urbano e três novas faixas de pedestres nos arredores da Praça do Campo Santo, dando mais segurança viária aos transeuntes. 

O projeto de redesenho urbano consistirá na implantação de ilhas de refúgio com humanização de espaço no trecho compreendido entre Rua do Pombal, Avenida da Saudade e Rua Treze de Maio. O objetivo da implantação desses refúgios é encurtar as travessias e ampliar as áreas de circulação e espera dos usuários que circulam a pé, de modo a distribuir o espaço público de forma mais democrática e equilibrada. Os pedestres com deficiência ou com mobilidade reduzida estão entre os principais beneficiados. Ainda nessas três vias, três novas faixas de pedestres serão implantadas.

A nova sinalização utilizará pinturas destacadas no chão e balizadores para delimitar o espaço dos pedestres. A intervenção faz uso da metodologia de “urbanismo tático”, uma das ferramentas de baixo custo para acalmar o trânsito e dar mais espaço às pessoas. Diversos pontos da cidade já fazem uso de urbanismo tático - como as avenidas Cruz Cabugá e Conde da Boa Vista, a Zona 30 na Ilha do Leite e o Largo da Paz. Ao todo, apenas este ano, já são mais de 60 refúgios de pedestres implantados no Recife.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a mudança no espaço urbano do Recife com essas ações. “O nosso foco é na mobilidade das pessoas e não na mobilidade dos veículos. As sinalizações com mais espaços para os pedestres demonstram a prioridade que a gestão tem dado a esse público, que é o mais frágil no trânsito”, destaca.

Além das ações que dão mais espaço da calha viária às pessoas que andam a pé,  também haverá alteração de circulação na Avenida da Saudade. A intervenção, com implantação de sentido único, facilitará a mobilidade dos pedestres levando mais segurança. O trecho compreendido entre Rua do Pombal e Avenida Treze de Maio, que atualmente funciona com sentido duplo, passará a ser mão única no sentido Centro. Os condutores que desejam acessar o sentido oposto desse trecho poderão fazê-lo por meio da pista Praça do Campo Santo.

Para viabilizar a mudança, esses trechos terão o estacionamento reordenado e receberão manutenção das sinalizações verticais e horizontais. Com esta medida, a CTTU espera reduzir o risco de acidentes e garantir um trânsito cada vez melhor e mais seguro para todos.

CONSULTE O MAPA AQUI