Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.12.19 - 13h50

Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto oferta mais de 600 atendimentos neste sábado (7)

img_alt

Os atendimentos são para pacientes que já estavam na fila da Secretaria de Saúde do Recife aguardando consultas com especialistas (Foto: Cortesia)

 

Neste sábado (7), 658 pessoas serão atendidas em mais um Mutirão de Saúde do Programa Chegando Junto, realizado pela Prefeitura do Recife. Durante todo o dia, haverá atendimento com ortopedistas, cardiologistas, neurologistas e otorrinos, além de realização de pequenas cirurgias e exames de ultrassonografia no Hospital Maria Lucinda, no Parnamirim, na Clínica Radiológica Manoel de Medeiros, nas Graças, na RC Diagnósticos, na Encruzilhada, e na Ultra Diagnósticos, em Santo Amaro.

Os atendimentos são para pacientes que já estavam na fila da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife aguardando consultas com especialistas. Lançado em junho deste ano, o Programa Chegando Junto já ofertou mais de dez mil vagas em consultas e atendeu mais de cinco mil pessoas somente nos mutirões de saúde.

Profissionais do setor de Regulação da Sesau, responsável pelo encaminhamento dos pacientes para especialistas ou para marcação de procedimentos, estarão nos locais do mutirão deste sábado para marcar exames clínicos e de imagem, fisioterapia e encaminhamento para outras especialidades, caso seja necessário.

Os pacientes que já estavam na fila aguardando consultas com especialistas receberam uma ligação e mensagem de texto informando a disponibilidade para o atendimento deste sábado. A marcação dos procedimentos foi feita por telefone, pelo Sistema de Regulação, por isso é importante que o usuário mantenha seus dados atualizados na sua unidade de saúde de referência para que que a equipe da Prefeitura consiga o contato com o usuário e possa garantir sua participação no mutirão.

CHEGANDO JUNTO - O Programa Chegando Junto reúne uma série de ações de assistência à população e apoio à geração de renda em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Uma das iniciativas da Prefeitura do Recife são as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que pagam diárias a quem colabora com a limpeza de unidades de saúde e escolas municipais, por exemplo.

Já foram realizados também minicursos de formação com foco no empreendedorismo e na geração de renda, como corte de cabelo, manutenção de bicicleta e artesanato, incluindo a entrega de kits com o material necessário para início das atividades. Também começaram a ser sorteados mensalmente 100 kits com bicicleta e smartphone com pacote de dados para que os beneficiados aumentem sua renda prestando serviços para os diversos aplicativos de entrega a domicílio disponíveis no mercado.