Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.12.19 - 18h34

Projeto Geração Afeto certifica mais de 400 famílias

img_alt

Iniciativa consiste em oficinas voltadas às mães e familiares que participam do Programa Mãe Coruja Recife sobre a importância do afeto para o desenvolvimento infantil. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Com a proposta de estimular as relações afetivas entre os familiares e as crianças nos primeiros anos de vida e até mesmo na gestação, o Projeto Geração Afeto certificou 464 mães em evento realizado pela Prefeitura do Recife, nesta sexta-feira (6). O encontro aconteceu no auditório da Igreja A Ponte, no bairro do Recife, e contou com apresentação musical do grupo O Tapete Voador e com truques do mágico Rodrigo Lima, que encantaram as crianças e adultos presentes no local. A cerimônia foi parte da programação da VII Jornada de Direitos Humanos do Recife, que está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH) até o próximo dia 10.

Durante a abertura, a secretária da SDSJPDDH, Ana Rita Suassuna, reforçou o compromisso da gestão municipal em reduzir as desigualdades sociais e garantir melhores oportunidades para as futuras gerações, através de políticas públicas voltadas para a primeira infância, período que compreende a gestação até o sexto ano das crianças. "Precisamos, cada vez mais, cuidar das crianças e das famílias. O intuito do Geração Afeto é fortalecer os vínculos de afeto e cuidado, que, assim como as vacinas, também são importantes para a saúde do bebê", disse. Ana Rita ainda agradeceu aos técnicos do Programa Mãe Coruja Recife, que compartilham os espaços e participam das oficinas.

O Projeto Geração Afeto consiste em oficinas voltadas às mães grávidas, sobretudo as adolescentes e as que têm filhos menores de 6 anos, juntamente com os pais das crianças e outros familiares, que são atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife. Os encontros são conduzidos pela Gerência da Criança e do Adolescente da SDSJPDDH, junto com a Secretaria Municipal de Saúde  (CERCCA e SAMU) e da Secretaria de Educação (Brinqueducar). Desde 2018, já foram realizadas mais de 100 oficinas nos 13 espaços Mãe Coruja presentes nas unidades de saúde do município, beneficiando quase 800 famílias.

Os encontros do Projeto abordam, sobretudo, os temas ligados à maternidade e paternidade, a construção do afeto familiar, direito ao brincar e primeiros socorros. Para o Gerente da Criança e do Adolescente, Eduardo Paysan, os encontros são momentos de acolhimento às famílias. "Durantes as oficinas, buscamos mostrar a importância de cuidar de quem cuida. Nesses momentos, as mães e os familiares se redescobrem nas suas infâncias e percebem a necessidade da construção do afeto e de uma rede de apoio", afirmou.

Durante a cerimônia de certificação, Janaína Bezerra foi chamada ao palco para representar as demais mães presentes no evento. Mãe de três filhos, ela contou, emocionada, que a gravidez da sua última filha foi acompanhada pelo projeto. "Encontrei nas oficinas do Projeto Geração Afeto um local de acolhimento, de onde levarei para sempre o aprendizado e as amizades que fiz lá", contou.

PRIMEIRA INFÂNCIA - A iniciativa reforça as ações da Prefeitura do Recife na promoção da Primeira Infância. Atualmente, a cidade, que lançou o seu Marco Legal da Primeira Infância em 2018, já conta com 15 diretrizes que norteiam as mais de 70 ações empreendidas pelas diversas Secretarias e entidades ligadas à gestão municipal que visam reduzir as desigualdades sociais e garantir melhores oportunidades para as futuras gerações como o Mãe Coruja, Mais Vida nos Morros e o Brinqueducar, entre outras.