Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.19 - 18h53

Prefeitura do Recife estimula e celebra a tradição do pastoril

img_alt

Jornadas para Celebrar ocorrem até o dia 19 de dezembro em diferentes bairros da cidade, reunindo diversos grupos de pastoril, para celebrar e fortalecer a tradição em suas geografias nativas. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Estimular a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e com outros grupos e outras localidades, para fortalecer a tradição em toda a cidade. Este é o principal objetivo do Jornadas para Celebrar, projeto realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que promove encontros entre pastoris de diversas regiões da cidade.

Neste sábado (7), o Pastoril Rosa Mística dos Torrões recebe os pastoris Angel de Brasília Teimosa, Sol Nascente e Menino Jesus de Vovó Bibia, às 17h, na Rua Arthur Coutinho, nos Torrões. No domingo (8), será a vez do Pastoril Aurora Boreal ciceronear o encontro, recebendo os grupos Estrela de Belém, Giselly Andrade e Rosa Mística dos Torrões, a partir das 15h, na Avenida Norte, em frente à Igreja São Sebastião, em Santo Amaro. No mesmo dia, no Ibura, o Campina Alegre chama para brincar, a partir das 19h, os pastoris Luz do Amanhecer e Tia Mariza e UR-3 - Ibura.

O Pastoril Giselly Andrade comandará a brincadeira, no dia 13 de dezembro, convidando os pastoris Lindas Ciganas, Vovó Alzira e Estrela do Mar para a jornada, que será realizada na Rua Dr. Pereira da Silva, na altura do número 87, em Água Fria, a partir das 18h30.

No dia 15, o Pastoril Sol Nascente receberá os brincantes do Estrela Brilhante, Viver a Vida e Jardim da Alegria, a partir das 18h, na Rua Pompeia, na altura do número 462, em Água Fria.

O derradeiro encontro será no dia 19, em Santo Amaro, onde o Pastoril Tia Mariza receberá o Tia Nininha, o Tia Nininha 3ª idade e o Campinas Alegres, a partir das 19h.

As Jornadas para Celebrar encerram um processo de renovação e valorização da tradição dos pastoris, que começou no último mês de outubro, com a realização do Seminário sobre o Pastoril Religioso, também promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro. As jornadas começaram em 1º de dezembro e vão até o dia 19 deste mês.

Sobre o pastoril – Tradição que todo ano ganha as ruas e os palcos da cidade na programação natalina montada pela Prefeitura do Recife, o pastoril tem origem no teatro semipopular ibérico, em uma combinação de danças, textos e canções, vinculados aos presépios diante dos quais eram encenados.

Nas primeiras duas décadas do século XIX, o pastoril se mantém pela iniciativa de leigos, mas sem perder sua ligação religiosa. A partir de então, espalha-se pelos bairros atraindo cada vez um maior público. “O pastoril é considerado como precursor do teatro popular e, segundo estudiosos, isso pode explicar a sua influência na vida social de Pernambuco e do Nordeste”, diz Carmem Lélis. Agora, a missão do poder público e das novas gerações de brincantes é fazer com que o pastoril se confirme tradição viva na cultura nordestina e recifense.