Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.12.19 - 14h52

Lagoa do Araçá vai receber o mais novo Parcão do Recife

img_alt

Em ato neste sábado (7), no qual também se comemorou os seis anos do Programa Academia Recife, o prefeito Geraldo Julio assinou a Ordem de Serviço para o início da construção do quarto Parcão instalado pela Prefeitura do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Demanda da população, a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, vai ganhar um Parcão. Neste sábado (7), o prefeito Geraldo Julio assinou a Ordem de Serviço e autorizou o início das obras do novo equipamento, quarto do tipo gerido pela Prefeitura do Recife. Com um investimento de R$ 40 mil, o parque especialmente construído para cachorros terá uma área de 400m² e ficará localizado ao lado da quadra poliesportiva da lagoa. Na ocasião também foi celebrado o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife da cidade. Os equipamentos mudaram a percepção do cidadão sobre exercícios ao ar livre.

“Hoje assinamos a ordem de serviço do Parcão. É o quarto do tipo na cidade e pertinho do Carnaval estaremos de volta, inaugurando mas esse equipamento. Muita gente trouxe seus amiguinhos e em breve vamos ver todos eles brincando no espaço”, falou o prefeito Geraldo Julio. O prefeito também lembrou dos seis anos da primeira Academia Recife. “Estamos também comemorando o aniversário da primeira Academia da cidade. Hoje já são 19 e já somam mais de 100 mil inscritos nas unidades espalhadas pela Capital. Um verdadeiro sucesso”, afirmou Geraldo Julio.

O Parcão da Lagoa do Araçá, vai contar com ambiente misto, para integração de cães que possuem comportamento amistoso; área para tutores, com bancos e vegetação natural; e agility, com obstáculos para que os cães possam se exercitar. O espaço vai contar também com água e lixeiras. As obras devem começar ainda em dezembro e a previsão de entrega é em até 60 dias. O primeiro espaço dedicado aos cachorros no Recife foi inaugurado em 2016, na Praça Souto Filho (Praça dos Cachorros), na Jaqueira. Em seguida, o espaço no Parque Santana e no Parque Dona Lindu. O Governo do Estado também providenciou um Parcão no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça falou sobre o novo equipamento. A Lagoa do Araçá é um importante equipamento para a cidade. O espaço público aqui é bastante frequentado pelos moradores e além de estarmos comemorando o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife, assinamos a ordem de serviço do Parcão. Uma demanda da comunidade que foi atendida pela Prefeitura do Recife e em breve os moradores vão poder aproveitar o espaço com seus animais”, comemorou. 

Maira Rodrigues, 27 anos, trouxe seus cinco cachorros para passear e aproveitou para acompanhar a autorização do início das obras do novo Parcão. “Acho que o equipamento é necessário para a socialização dos animais do bairro. Um local onde eles vão poder gastar toda a energia, se exercitar. Para os moradores também vai ser muito importante, porque vão poder se conhecer, sentar no banco e conversar, acho que é um ganho para toda a comunidade”, comentou. 

Também neste sábado, os praticantes do exercício ao ar livre compareceram em peso para celebrar o aniversário de seis anos da primeira Academia Recife da cidade. Em 12 de dezembro de 2013, a Lagoa do Araçá ganhava o primeiro equipamento implantado na cidade, com 250 m² de área, 26 equipamentos em aço inoxidável para musculação, alongamento e ginástica localizada, incluindo acabamento polido para refletir o sol. Hoje, a capital pernambucana tem 19 Academias Recife, que beneficiam os moradores de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs). Os locais, funcionam de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h, e aos sábados, das 6h às 10h. Cada turma tem em média 30 alunos e as atividades duram 40 minutos. As inscrições acontecem por meio do aplicativo MUDE FIT. 

Carmem Cristina, moradora do bairro comemorou o aniversário da Academia Recife e aproveitou para falar sobre a nova conquista do bairro, o Parcão. ”A lagoa é um espaço muito importante para nós e a Academia Recife veio para trazer momentos de lazer e saúde para todos da comunidade. Com a chegada do Parcão vai ficar melhor ainda. Temos espaço para as crianças, jovens e idosos, faltava o espaço para nossos bichinhos”, comemorou.