Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.12.19 - 18h38

Ações de sustentabilidade do Recife ganham destaque no “Dia das Cidades” da COP 25

img_alt

No segundo dia de agenda na Conferência das Partes da ONU, em Madri, o prefeito Geraldo Julio participou de painéis sobre a contribuição das cidades para o enfrentamento da Emergência Climática e sobre opções de financiamento para ações sustentáveis municípios. (Foto: Cortesia)

 

O protagonismo nas discussões e ações para o enfrentamento da crise climática global e para a construção de uma cidade mais sustentável colocaram o Recife em uma posição de destaque em relação ao tema na COP25, que acontece em Madri. Em seu segundo dia de participação, nesta segunda (9), o prefeito Geraldo Julio integrou importantes painéis e debates, onde o principal objetivo foi discutir o papel das cidades na Emergência Climática e opções de financiamento par ações no município. Em seu discurso, o prefeito enfatizou a importância de se estabelecer metas climáticas mais ambiciosas, para que seja possível se aproximar dos avanços propostos pelo Acordo de Paris. Recife foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer por decreto a Emergência Climática, estabelecendo a meta de Carbono Zero para 2050. 

“Participamos de vários painéis, apresentando a experiência do Recife, as ações e os resultados, tanto no compromisso local, como o aumento de 320% no aumento de ciclovia, a iluminação LED, que temos a meta de chegar agora a 80% e a maratona verde, que plantou 10 mil árvores em apenas uma semana. Como mostramos também o nosso compromisso global, o Recife sendo a primeira cidade a incluir na grade curricular da rede pública de ensino a matéria Sustentabilidade e Emergência Climática e sendo a primeira cidade brasileira a reconhecer, por meio de decreto, a Emergência Climática Global. O Recife foi mencionado por muitas outras cidades, como exemplo, que vem cumprindo uma agenda local e global de enfrentamento às mudanças climáticas. Foi um dia muito proveitoso”, pontuou o prefeito Geraldo Julio. 

 O prefeito Geraldo Julio destacou ainda a importância do posicionamento de Governos Locais na questão climática, especialmente quando Governos Nacionais importantes como Brasil e Estados Unidos se afastam do Acordo de Paris. “Estamos aqui a convite da ONU, hoje foi o dia das Cidades na COP25. O Brasil trouxe a maior delegação de governos locais e vi a participação de muitas cidades do mundo inteiro. Isso significa que cada vez mais os municípios estão envolvidos e comprometidos com a questão da emergência climática, que está causando transtorno na vida de tanta gente, com inundações, enchentes e calor excessivo. Vimos que esta semana, a APAC divulgou que algumas cidades pernambucanas bateram recorde de alta temperatura, mostrando que as mudanças climáticas já estão presentes na vida das pessoas”, afirmou o prefeito. 

Na manhã desta segunda, durante o painel “Oportunidades e Alianças pelo Clima - 2020: O papel dos governos locais na construção de um compromisso nacional pelo clima”, no espaço EuroClima, o prefeito Geraldo Julio anunciou a expansão da iluminação em LED na cidade com o Ilumina Recife, com meta de 40% de todo o parque para o começo do próximo ano e o objetivo ousado de chegar a 80% até o final de 2020.

“Depois de aprofundar estudos financeiros e buscar recursos, estamos ampliando iluminação LED na cidade. Nós entendemos a importância do esforço coletivo para alcançar as proposições do Acordo de Paris e temos metas ambiciosas para cumprir”, avaliou o prefeito Geraldo Julio, que também é presidente para a América do Sul dos Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI). “Chegou a hora da ação. Vamos chegar em um ponto que não vamos estar mais em emergência, porque está cada dia mais distante a possibilidade de alcançar as metas”, alertou  o prefeito. 

Além do prefeito do Recife, estiveram presentes Ashot Sridheran, prefeito de Bonn (Alemanha) e presidente Global do ICLEI, Yunus Arikan, diretor global de Advocacia do ICLEI, Festus Ng'ena, ministro de Água, Meio Ambiente, Energia e Recursos Naturais do Condado de Nakuru (Quênia), Bill Peduto, prefeito de Pittsburgh (EUA) e Nick Godfrey, diretor da Coligação para Transições Urbanas (CUT).

No painel de Prefeitos e Prefeitas - “Ação local para o Acordo de Paris: A visão dos governos locais da América Latina”, o objetivo foi apresentar a visão dos governos locais destacando compromissos e propostas de ação climática liderados pelas autoridades locais da região.Participaram do painel Verny Valerio, prefeito de San Rafael (Costa Rica), Nesry Asfura, prefeito de Tegucigalpa (Honduras), Catalina Coghi, prefeita de Costa Rica, Renan Barrera Concham prefeito de Mérida e Andrea Paula Cuba Plaza, vereadora de Lima (Peru).

O prefeito destacou as ações efetivadas na capital pernambucana, como o decreto em Reconhecimento à Emergência Climática Global pelo Município do Recife, estabelecendo diretrizes ousadas para 2030 e carbono zero em 2050. “Fomos a primeira cidade no Brasil a reconhecer por decreto a Emergência Climática Global, junto com proposições de ações como o Plano de Adaptação Climática do Recife, instrumento para o planejamento urbano sustentável local, que reúne 14 medidas de adaptação, para aumentar a resiliência nos pontos mais críticos . Também fomos a primeira cidade do Brasil a incluir a grade curricular da rede pública de ensino a matéria Sustentabilidade e Emergência Climática”, afirmou.

No terceiro e último painel do dia, no pavilhão da União Europeia, as ações do Recife foram destaque e mostraram o comprometimento climático da cidade, no painel “Soluções de financiamento através de parcerias de impacto”. Na ocasião, o prefeito assinou como secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), um termo de compromisso com o governo Francês para uma Aliança Internacional pelas Florestas Tropicais. Em sua apresentação, o prefeito pode apresentar os maiores desafios para os municípios na questão dos financiamentos de projetos e planejamento climático e soluções de investimento através de parcerias de impacto.

Participaram do evento Jean-Pierre Elomg Mbassi (UCLG Àfrica), George Youssef, prefeito de Menjez (Líbano), Werner Schmidt, diretor do Banco Europeu de Investimento, Josué Tanaka, do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, Catalina Coghi, prefeita de Oreamuno (Costa Rica) e Stefano Signore da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento (DG DEVCO) da Comissão Europeia.