Secretaria-executiva para a Primeira Infância

NOTÍCIAS

Primeira Infância | 10.12.19 - 15h06

Cidade do Recife dá início à construção coletiva do Plano Municipal para a Primeira Infância

img_alt

Estiveram presentes representantes de diversas entidades e associações, bem como órgãos dos mais diversificados (Foto: Carlos Augusto/ PCR)

 

A manhã desta terça-feira (10) foi marcada pelo pontapé inicial para a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância, documento construído de forma coletiva e que deverá nortear todas as ações da gestão da cidade para o segmento na próxima década. O evento, que foi aberto ao público, aconteceu no Plenarinho da Câmara do Recife. A iniciativa surgiu de uma reunião da Comissão de Educação proposta pela vereadora Ana Lúcia a partir de uma sugestão da Secretaria Executiva para a Primeira Infância do Recife.

Estiveram presentes representantes de diversas entidades e associações, bem como órgãos dos mais diversificados. À mesa, a presidente da comissão de Educação, vereadora Ana Lúcia, conduziu a reunião e recebeu nomes como Ana Farias, presidente Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife, Ana Moura Maranhão, promotora da Infância e Juventude do MPPE, Patrícia Barbosa, da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA) e da professora da UFRPE, Pompéia Lyra, especialista em Primeira Infância.

O secretário executivo para a Primeira Infância do Recife, Rogério Morais, explanou para os presentes as ações hoje já adotadas pela gestão municipal, que conta com 14 diretrizes e mais de 70 iniciativas voltadas para o segmento. A cidade, que ganhou o seu Marco Legal para a Primeira Infância em 2018, também será uma das primeiras do país a contar com um plano específico para cuidar da população entre 0 e 6 anos. “Uma cidade que é boa para as crianças é boa para todos. A importância de ouvirmos todos os segmentos da cidade é para que as pessoas se apropriem deste documento, criando um sentido de pertencimento que transforma o Plano em uma política de estado, e não de gestão”, pontuou Morais.

Ana Farias, do Comdica, também revelou a importância do tema e da iniciativa no atual cenário sócio-econômico. “Quando falamos de um país com 13 milhões de desempregados, estamos falando de quantas crianças desassistidas? Espero que possamos formar uma comissão capitaneada pelo Comdica com a participação de todos os agentes”, revelou Ana Farias, uma vez que o Comdica deverá ser essencial no processo de escutas populares que irão nortear o documento antes de sua validação através de Projeto de Lei na Câmara Municipal do Recife.

Além das audiências públicas, Rogério Morais adianta que a Prefeitura deverá realizar uma séria de ouvidas junto às mais diversas entidades que trabalham com o tema e, segundo ele, mais de 100 delas atuam com Primeira Infância na cidade do Recife. As crianças da rede municipal de ensino também serão ouvidas, cujas opiniões são consideradas, por ele, essenciais a um plano que irá nortear seu futuro. “Iremos também buscar opiniões da população junto à Plataforma Colab em breve”, antecipou Morais.