Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 10.12.19 - 17h15

Orquestra Sinfônica do Recife faz último concerto da temporada 2019

img_alt

Comandado por Marlos Nobre, o conjunto musical fará tributo ao maestro Guedes Peixoto. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Orquestra Sinfônica do Recife se despede de 2019 com homenagem ao maestro Guedes Peixoto - que foi um dos seus regentes. Nesta quarta (11), o conjunto comandado por Marlos Nobre toca no Teatro Santa Isabel, às 20h. Complementam o repertório do último concerto do ano, além do tributo a Guedes, peças de Robert Schumann e do próprio Nobre. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes, na bilheteria da casa.

Nascido em Goiana, Pernambuco, Mário Peixoto Guedes foi regente da OSR entre 1975 e 1984. Compôs muitos frevos canção e de rua, além de peças eruditas com influências de ritmos nordestinos, a exemplo do maracatu. Na apresentação desta semana, a Orquestra Sinfônica interpretará a composição "Ciranda".

A "Convergências Opus 28 para Orquestra" foi escrita em 1977, por Marlos Nobre, por encomenda do 1º Festival Latinoamericano de Música Contemporânea de Maracaibo, Venezuela. A obra já foi interpretada e gravada por importantes orquestras dos Estados Unidos e da Europa.

A parte internacional do repertório será representada pela "Sinfonia nº 4 em re menor, Opus 120", do alemão Robert Schumann. "O ponto mais decisivo desta versão que apresentaremos, na quarta, em nosso concerto, é a perfeita unidade estrutural da versão final desta peça, com o entrelaçamento sutil e perfeito entre as distintas atmosferas dos quatro movimentos que compõem esta grande obra", exalta Marlos Nobre.

 

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 11 de dezembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel

Entrada franca

Informações: (81) 3355-3322