Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 12.12.19 - 12h54

Oficinas de mudas, caminhadas ecológicas e Natal Solidário movimentam o Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico neste fim de semana

 

Atividades gratuitas em contato com a natureza prometem despertar a criatividade, cooperação e consciência ecológica

O contato com a natureza contribui significativamente para o bem-estar integral e estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados no meio ambiente, como o galho que vira espada, a folha que vira barquinho e as crianças se divertem com consciência do mundo que os cerca. O estímulo à cooperação, solidariedade e amor ao próximo é o mote da programação dos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico, neste sábado (14) e domingo (15), incluindo a quarta edição do Natal Solidário em prol das comunidades carentes da cidade.

Para quem quer aprender sobre plantio, sementes e fazer uma caminhada ecológica ouvindo os sons da natureza, o Jardim Botânico do Recife oferece atividades gratuitas no sábado (14) através de oficinas de mudas, histórias cantaroladas e um passeio interativo pelas árvores do espaço, desbravando suas características e funções no meio ambiente. O Econúcleo Jaqueira sedia durante todo o sábado (14), o Projeto Massapê de popularização do conhecimento dos solos de forma lúdica, com maquetes e exposições, levando as famílias a conhecer o solo, sua origem, formação, constituição e importância, já que é nele onde tudo se inicia.

No domingo (15), a magia do Natal toma conta do Econúcleo Jaqueira a partir das 10h. Maricota subirá ao palco para um pocket show ao lado de Papai Noel, com muita brincadeira, entrevista com o bom velhinho e reflexão sobre consumo consciente. Esta é a quarta edição da campanha Natal Solidário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, na qual toda arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis serão destinados à ONG Semeadores da Paz. Às 11h, haverá contação de histórias cantaroladas com a Turma Mangue e Tal, formada por protetores da natureza da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A partir das 14h30, haverá musical com Fritz Ribeiro (Rabeca) e Zuri Ribeiro (Violino) promete encantar a todos. 

O Jardim Botânico do Recife recebe os visitantes, às 9h, para a tradicional Trilha Cega, em que todos caminham pelo remanescente de Mata Atlântica de olhos vendados, despertando os sentidos em meio a natureza. Às 10h, será hora de imersão em uma oficina de expressão corporal, inspirada em elementos da natureza, seguida pela contação da história “Vozes de um rio”. Às 15h, está programada uma visita no jardim de fitoterápicos para explorar cheiros, texturas e sabores das plantas medicinais, resgatando o conhecimento popular, embasado nos conhecimentos científicos.

 

Confira a programação completa:

Econúcleo Jaqueira

Sábado (14)

9h às 17h - Projeto Massapê de popularização do conhecimento dos solos (Alusão ao Dia do Solo comemorado dia 5 de dezembro)

Domingo (15)

9h – Grupo de Meditação Sahaja Yoga

10h – Pocket Show com Maricota e Papai Noel

11h – Histórias de Natal Cantaroladas

14h – Histórias de Natal Cantaroladas

14h30 – Apresentação Musical com Fritz Ribeiro (Rabeca) e Zuri Ribeiro (Violino)

15h40 - Aula espetáculo de Canto e Coral com Isaac Pedro

16h30 - Pocket Show com Maricota e Papai Noel e Dom (Turma Mangue e Tal)

 

Econúcleo Jaqueira

R.do Futuro, 959 – Jaqueira

Dequinta à domingo, das 9h às 17h Entrada gratuita

 

Jardim Botânico

Sábado (14)

9h – Caminhada Ecológica - Descobrindo as árvores do Jardim

10h - Oficina de mudas “bombinhas de sementes”

11h - Histórias Cantaroladas

13h30 – Histórias Cantaroladas

14h30 - Caminhada Ecológica: olhando e ouvindo o pulmão do mundo

15h - Oficina de mudas: Terra e Vida

 

Domingo (15)

9h – Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

10h – Oficina de expressão corporal

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Vozes de um Rio”

14h – Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores

15h– Histórias Cantaroladas + contação de histórias: “As aventuras de Pé de Pano”

Jardim Botânico do Recife

BR 232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita