NOTÍCIAS

Tecnologia | 12.12.19 - 16h42

Noite festiva marcou os 50 Anos da Emprel

img_alt

Prefeito em exercício Luciano Siqueira e servidores mais antigos foram homenageados (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

A noite de comemoração, nesta quarta-feira (11), pelos 50 Anos da Empresa Municipal de Informática - Emprel, foi aberta pelo então prefeito em exercício, Luciano Siqueira, que recebeu réplica da placa comemorativa pelo meio século da Emprel do presidente da autarquia, Eugênio Antunes. Em seguida os dois servidores mais antigos, Laís Loepert e Erick de Oliveira, que entraram na empresa nos anos de 1972 e 1973, respectivamente, foram homenageados.

"É uma alegria estar celebrando os 50 Anos da Emprel, que tem trabalhado pelo bem estar da Cidade do Recife na área de tecnologia", falou Luciano Siqueira. O presidente da Emprel, Eugênio Antunes, falou da contribuição tecnológica digital da empresa para a cidade. "Foi a Emprel que trouxe o primeiro computador de grande porte para a capital pernambucana e hoje, os novos rumos da empresa a levam para o Porto Digital, no bairro do Recife, onde estará ainda mais inserida nessa transformação digital", adiantou Antunes, sobre a mudança de endereço da Emprel para 2020.

O presidente também creditou o sucesso da instituição ao esforço, compromisso e o empenho de cada funcionário. "São 297 profissionais especialistas em tecnologia da informação e comunicação e das áreas administrativas que trabalham com afinco para o desenvolvimento e entrega de serviços com responsabilidade à Prefeitura e à Cidade do Recife”, pontuou.

Ciclo de palestras - Dentro da programação de comemoração dos 50 anos da Emprel, um ciclo de palestras técnicas, proporcionado para os servidores, trouxe marcos importantes da empresa no seu meio século de existência na prestação de serviços públicos na área de tecnologia.

“A Emprel foi a precursora, há 25 anos dos seus 50 anos, com uma inovação organizacional que antecipava o governo-plataforma, implantando soluções digitais no ambiente público”, falou o consultor da Porto Marinho Ltda, Cláudio Marinho que abriu o ciclo de palestras, na terça-feira, 10,  abordando a Inovação Organizacional. “As tecnologias digitais estão transformando os modelos de negócios e todos os setores da economia”, afirmou.

O presidente da Emprel, Eugênio Antunes, destacou que a empresa não para na busca pela inovação e parte rumo ao ambiente do Porto Digital do Recife, com suas novas instalações, a partir de janeiro, no bairro do Recife, ambiente onde convivem 328 empresas e organizações e circulam mais de 10 mil colaboradores e empreendedores.

As palestras técnicas seguiram com Germano Crispim Vasconcelos, da Neurotech, que trouxe o assunto Inteligência Artificial Aplicada e William Grillo, UX Designer/ Researcher no C.E.S.A.R., falou sobre Design Thinking + UX: O Poder da empatia, colaboração e experimentação na construção de soluções melhores.

 

Reconhecimento – Soluções desenvolvidas pela Emprel foram premiadas nas edições 2018 e 2019  do Prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP. Em 2018 com o Solução Infrações Não Tributárias e em 2019 Solução Saúde Ambiental Digital (PSAm Digital), desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.

A Emprel detém ainda o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration) Nível 3 de maturidade, para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software.

 

Servidores Homenageados:

Lais Melo Loepert

Entrou na Emprel em 1972, com o cargo de Programadora Pleno, exerceu função na Assessoria da Presidência

Em 1998 ficou à disposição PCR – Coord. Criança Adolescente

Em 1999 atuou no Departamento de Serviços e Suporte de Informática como Analista Sênior

Em 2005 Foi para Assessoria Técnica,

Em 2013 Assessoria de Governança Coorporativa - AGC

Em 2014 Coord. Planejamento e Governança - CGP

Em 2017 Analista de Informática III

Hoje, está no cargo de Analista de Informática III – Sênior, desenvolvendo a função de P.O.   Responsável pela inserção dos processos no sistema da Unidade Operacional de Soluções TI da Diretoria Sistema da Informação – DSI.