Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 12.12.19 - 17h07

Secretaria de Educação apresenta o Programa Bem-Estar do Professor

img_alt

O evento reuniu 300 gestores que participaram de palestras e oficinas que favorecem o bem-estar e a felicidade. As ações, que serão implantadas a partir do próximo ano, estão sendo elaboradas com vista a garantir satisfação e alegria do professor no cotidiano (Foto: Divulgação)


A Secretaria de Educação do Recife promoveu, nos dias 9 e 10/12, o pré-lançamento do Programa Bem-Estar do Professor, no Hotel Orange, na Ilha de Itamaracá. O evento reuniu 300 gestores que participaram de palestras e oficinas que favorecem o bem-estar e a felicidade. No final, eles responderam avaliação com sugestões para o Programa.

Na abertura, Francisco Luiz dos Santos, secretário Executivo de Coordenação Geral contou como surgiu a ideia do programa. “O programa surgiu a partir de várias conversas entre o Secretário, Bernardo e os executivos sobre algumas dificuldades que nós temos no dia-a-dia e que precisamos resolver, uma delas é o bem-estar do professor”, explicou. Em seguida, César Nunes, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrou palestra com o tema “Felicidade do professor”.

Já no segundo dia, os gestores participaram de seis oficinas que tiveram a intenção de promover relaxamento, bem-estar e alegria nas perspectivas emocional e física. Orientados por profissionais especializados eles fizeram treinamento funcional, dança, yoga, pilates, participaram de atividades em grupo com psicóloga e roda de debates com fonoaudióloga.

Maria Sandra Marques, gestora da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto, participou das oficinas de dança, debate com fonoaudióloga e atividade com psicóloga. “Considero excelente a iniciativa da ação de cuidar do professor. Temos uma rotina esgotante, muitos professores trabalham até três turnos. Gostei muito das oficinas que visam atender ao professor nas perspectivas de mente e corpo”, elogiou.

No encerramento, Bernardo D’Almeida, secretário de Educação do Recife, chamou os gestores para pontuarem as ações que gostaram e sugestões para implementação do programa. “As ações que compõem o Programa Bem-Estar estão sendo elaboradas com vista a garantir satisfação e alegria do professor no cotidiano, com atividades para o corpo e a mente”, explicou.

O Programa Bem-Estar, que será lançado em 2020, é sustentado por seis eixos que permeiam o cotidiano do professor, são eles: a promoção da felicidade; salas de aula mais adequadas para a prática docente, que consiste em conforto térmico, acústico e luminoso; premiação por dedicação; formação mais aprimorada; recursos adequados que auxiliem nas atividades com os estudantes e promoção da saúde do professor, com ações preventivas que trabalhem com a mente e o físico.  Para garantir o último eixo, os professores irão dispor de quatro centros que irão oferecer as atividades vivenciadas durante o evento de pré-lançamento, assim como as sugestões propostas pelos participantes.