Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 12.12.19 - 19h16

Espírito natalino presente no fim de semana do Recife

img_alt

Pastoris se apresentam em diversos pontos da cidade. Paço do Frevo também tem pastoril e coral (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O espírito natalino vai ganhando força nas programações da cidade. Recifenses e visitantes têm várias opções neste fim de semana. Realizado pela Prefeitura do Recife, o projeto Jornadas para Celebrar estimula encontros em diversas regiões da cidade. No Bairro do Recife, o Paço do Frevo também pastoril e coral. O Sextou no Cais promove as novas instalações do Cais de Santa Rita com shows culturais e outras atividades. O Olha! Recife terá roteiro noturno. Equipamentos ambientais do governo municipal celebram o cuidado humano e com a natureza.

  

CULTURA

 

Prefeitura do Recife promove Jornadas para celebrar a tradição do pastoril 

Em honra e graça a uma das mais antigas tradições culturais do Nordeste, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza, até o próximo dia 19 de dezembro, o Projeto Jornadas para Celebrar, que promoverá encontros entre pastoris de diversas regiões da cidade, para fortalecer a tradição em suas geografias nativas.

O objetivo das Jornadas, que integram o Ciclo Natalino do Recife, é promover a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com outros grupos e outras localidades, para fortalecer a tradição em toda a cidade.

Nesta sexta (31), o Pastoril Giselly Andrade comandará a brincadeira, convidando os pastoris Lindas Ciganas, Vovó Alzira e Estrela do Mar para a jornada, que será realizada na Rua Dr. Pereira da Silva, na altura do número 87, em Água Fria, a partir das 18h30.

No dia 15, o Pastoril Sol Nascente receberá os brincantes do Estrela Brilhante, Viver a Vida e Jardim da Alegria, a partir das 18h, na Rua Pompeia, na altura do número 462, em Água Fria.

O derradeiro encontro será no dia 19, em Santo Amaro, onde o Pastoril Tia Mariza receberá o Tia Nininha, o Tia Nininha 3ª idade e o Campinas Alegres, a partir das 19h.

As jornadas encerram um processo de renovação e valorização da tradição dos pastoris, que começou no último mês de outubro, com a realização do Seminário sobre o Pastoril Religioso, também promovido pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro.

 

Natal do Paço do Frevo tem coral e pastoril

Paço do Frevo, Centro de Referência no Patrimônio Imaterial da Humanidade, terá sua programação natalina dedicada não apenas ao frevo, como ao seu diálogo com expressões culturais do período. Começando na sexta (13), às 12h, a Hora do Frevo recebe os visitantes com o quinteto Augusto Silva & Frevo Novo. Reconhecido pela maestria na bateria, o músico e professor Augusto Silva une-se a Waltinho de Souza (tuba e baixo), Liêve Ferreira (guitarra), Beto Bala (percussão) e Leo Araújo (pífano), apresentando um show que incorpora ao frevo vários outros elementos e ritmos, como a percussão africana, o rock e o jazz.

Também na sexta, às 17h, o Paço receberá o show de lançamento do CD DuoFrevando. Composto pela mineira Maria Aida Barroso e pelo pernambucano Nilsinho Amarante, o projeto DuoFrevando está na estrada desde 2014, com a proposta de ampliar os horizontes artísticos do frevo, unindo a expressão das ruas com a música erudita. Como resultado desse processo, a dupla apresenta o espetáculo “DuoFrevando – Frevos para trombone e piano”. As duas apresentações terão acesso gratuito, no hall de entrada do Paço.

Já no sábado no Paço (14), celebrando o encerramento do ciclo de formação musical desenvolvido ao longo do ano, o grupo Recicoral, formado por estudantes do curso de Canto Coral do Paço do Frevo, apresentará um espetáculo cantado com músicas natalinas, frevo de bloco e frevo canção. A apresentação, marcada para as 17h no hall de entrada do museu, será acompanhada pelo músico e professor do grupo, Júlio César.

Por fim, no domingo (15), a programação natalina tem sua apoteose com o Encontro de Tradições, realizado entre o Pastoril Estrela Brilhante, fundado em 1958 pela mestra e patrimônio vivo Cristina Andrade, e o Grupo Matulão de Dança, fundado em 2010 pela bailarina e coreógrafa Leila Nascimento e integrantes da quadrilha junina Raio de Sol. O evento, que ocorre às 16h em frente ao museu, oferecerá aos visitantes uma aula aberta da dança do pastoril, que culminará em um cortejo pelas ruas do Bairro do Recife, seguido da apresentação artística dos coletivos. O encontro tem objetivo de proporcionar ao público a experiência de participar da expressão natalina como integrante, para de somente assisti-la. 

Devido às festas de fim de ano, o Paço do Frevo estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12, assim como no dia 01/01, retomando ao horário de funcionamento regular nos demais dias. 

 

Serviço: 

Hora do frevo: Augusto Silva & Frevo Novo

13/12, 12h | Acesso gratuito.


Lançamento de CD: Duofrevando

13/12, 17h | Acesso gratuito. 

 

Sábado no Paço: Recicoral

14/12, 17h | Acesso gratuito.

 

Encontro de tradições: Pastoril Estrela Brilhante e Grupo Matulão de Dança

15/12, 16h | Acesso gratuito.

 

FERIADO

24, 25 e 31/12 e 01/01| Paço do Frevo fechado.

 

Funcionamento 

Horários: Terça (entrada gratuita) a sexta, das 9h às 17h. Sábado e domingo, 14h às 18h (Última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu).

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/nº, Bairro do Recife.

Informações: 3355-9500 e http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

 

 

Museu da Cidade recebe lançamento de HQ sobre a assombração de Branca Dias

 

O Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, recebe neste sábado (14), às 17h, o lançamento da revista em quadrinhos "A máscara da morte branca". Inspirada na escrita de Edgar Allan Poe, a obra se baseia na lenda pernambucana de Branca Dias.

 

Com roteiro de Alexey Dodsworth, arte de Isaque Sagara e capa de David Oliveira, toda a trama é historicamente embasada. Na ocasião, Alexey também profere a palestra “Branca Dias e outras sombras”. A revista será vendida no local.

 

A judia portuguesa Branca Dias é conhecida por, em noites enluaradas, lavar talheres no Açude do Prata - localizado no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. Encarcerada durante dois anos pela Inquisição no país natal, ela conseguiu fugir para o Brasil e seu espírito não descansa em paz enquanto houver perseguição e injustiça. 

 

A obra também serve como fonte de informação sobre um pouco da história dessa mulher que foi uma das primeiras professoras de meninas do Brasil e tem muitos descendentes espalhados pela região nordeste.

 

SERVIÇO

 

Palestra “Branca Dias e outras sombras”, com Alexey Dodsworth

Lançamento "A máscara da morte branca"

Sábado, dia 14 de dezembro, às 17h

Entrada gratuita - com venda da revista no local

Museu da Cidade do Recife - Forte das Cinco Pontas - Bairro de São José

Fones: (81) 3355-9543 / 3355-3107 / 3355-9544

 

 

Sextou no Cais vai animar Cais de Santa Rita

 

Para movimentar o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, realiza nesta sexta-feira (13) a primeira edição do Projeto Sextou no Cais. As atividades vão acontecer das 8h às 17h, incluindo música, dança, promoções e sorteios de brindes para o público.

 

Entre as atrações culturais estão Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério, Mendes e sua Orquestra com passistas, MC Bolado, Aulão de Dança com o Caminhão da Malhação da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da PCR e Desfiles de Moda. Haverá ainda prestação de Serviços, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, Assistência jurídica, Palestras sobre higienização e cuidados com alimentos e Benção de São Félix.

 

Vale lembrar que o novo Cais de Santa Rita está com horário ampliado para os festejos de fim de ano, funcionando de domingo a domingo das 6h às 18h.

 

Serviço

 

Sextou no Cais

Cais de Santa Rita – Bairro de São José, Recife

Sexta-feira – 13/11

 

Programação:

 

8h às 12h

Arte Educação sobre Trânsito

 

9h às 9h30

Benção de São Félix

 

9h às 16h

Testes de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras sobre higienização e cuidados com alimentos

 

9h às 12h

Desfiles de Moda

 

10h às 11h

Assistência Jurídica

 

10h às 11h

Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério

 

14h às 15h

Mendes e sua Orquestra, com Passistas

 

15h às 16h

Mc Bolado

 

 

TURISMO E LAZER

 

Passeio de catamarã e tours por decoração natalina são opções no Olha! Recife

 

Com passeios de ônibus e de barco, os roteiros do Olha! Recife ofertam novas possibilidades de conhecer a cidade. Os roteiros são gratuitos e acompanhados por guias de turismo, sendo sempre uma ótima opção de lazer para toda a família. Nos próximos roteiros, tem passeio de catamarã pelo Rio Capibaribe e roteiro pela decoração de Natal da cidade.

 

O passeio de catamarã deste sábado (14), será noturno e começa às 17h30, com saída do Catamran Tours. Neste roteiro, os participantes vão poder observar a cidade de uma forma diferenciada e ainda contemplar a iluminação de Natal às margens do Rio Capibaribe, passando por palácios, igrejas e pontes.

 

Os interessados podem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira. Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes colaborem com doações de 1 kg de alimento que serão encaminhados para instituições de caridade.

 

SERVIÇO

Olha! Recife no Rio

Tema: Recife e suas Pontes

Dia: 14 de dezembro

Hora: 17h30min

Saída: Restaurante Catamarã Tours

 

Olha! Recife de ônibus

Tema: Especial de Natal

Dias: 14, 15 e 18 de dezembro

Hora: 18h

Saída: Cais da Alfândega

 

Cooperação e solidariedade no Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

 

O contato com a natureza contribui significativamente para o bem-estar integral e estimula a criatividade: os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados no meio ambiente, como o galho que vira espada, a folha que vira barquinho e as crianças se divertem com consciência do mundo que os cerca.

 

O estímulo à cooperação, solidariedade e amor ao próximo é o mote da programação dos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, Econúcleo Jaqueira e Jardim Botânico, neste sábado (14) e domingo (15), incluindo a quarta edição do Natal Solidário em prol das comunidades carentes da cidade.

 

Confira a programação completa:

 

Econúcleo Jaqueira

 

Sábado (14)

9h às 17h - Projeto Massapê de popularização do conhecimento dos solos (Alusão ao Dia do Solo comemorado dia 5 de dezembro)

Domingo (15)

9h – Grupo de Meditação Sahaja Yoga

10h – Pocket Show com Maricota e Papai Noel

11h – Histórias de Natal Cantaroladas

14h – Histórias de Natal Cantaroladas

14h30 – Apresentação Musical com Fritz Ribeiro (Rabeca) e Zuri Ribeiro (Violino)

15h40 - Aula espetáculo de Canto e Coral com Isaac Pedro

16h30 - Pocket Show com Maricota e Papai Noel e Dom (Turma Mangue e Tal)

 

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h Entrada gratuita

 

Jardim Botânico

Sábado (14)

9h – Caminhada Ecológica - Descobrindo as árvores do Jardim

10h - Oficina de mudas “bombinhas de sementes”

11h - Histórias Cantaroladas

13h30 – Histórias Cantaroladas

14h30 - Caminhada Ecológica: olhando e ouvindo o pulmão do mundo

15h - Oficina de mudas: Terra e Vida

 

Domingo (15)

9h – Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

10h – Oficina de expressão corporal

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Vozes de um Rio”

14h – Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores

15h– Histórias Cantaroladas + contação de histórias: “As aventuras de Pé de Pano”

 

Jardim Botânico do Recife

BR 232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita