Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 13.12.19 - 08h26

Alegria e emoção marcam o Natal do Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Com música, muita luz e até a visita do Papai Noel, a Fábrica de Cidadania localizada no Cordeiro recebeu o Natal. Prefeito Geraldo Julio, acompanhado da família, compareceu à festa (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A alegria e a emoção invadiram o Compaz Ariano Suassuna nesta quinta-feira (12). Ao som de muita música, dança e diversão, crianças, jovens e adultos participaram do Natal do Compaz. Ao lado da família, o prefeito Geraldo Julio prestigiou as festividades da Fábrica de Cidadania. Cantata com o Maestro Forró, decoração especial de Natal e até a visita do Papai Noel marcaram a noite. 

"Estamos hoje comemorando as muitas conquistas que o Compaz realizou ao longo do ano, inclusive foi reconhecido  como o melhor projeto de redução de desigualdade social do país, pela Oxfam Brasil. Tivemos cantata, orquestra, balé, apresentação com Maestro Forró. É uma festa feita pelos usuários do Compaz, para os os usuários do Compaz. Estamos felizes em prestigiar esse dia tão bonito”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.   

Atração principal da noite, Maestro Forró, emocionou o público com a Cantata Natalina ”O Auto da Paz”, que contou com a participação da Orquestra AnjosLuz e um coral ecumênico formado por 50 crianças, jovens e adultos da comunidade da Bomba do Hemetério e adjacências. Ao som de violinos, violas, violoncelos, contra baixos, clarinetes, entre outros, fez parte do reértório canções tradicionais como Noite Feliz”, “Bom Natal” e outras canções do ciclo natalino com novas roupagens e arranjos musicais.    

Para o Maestro Forró, “o desafio nesse espetáculo foi manter as características  clássicas e os signos tradicionais da música Natalina misturando–os com vários elementos do cotidiano do nordeste brasileiro ”. O resultando é uma interação perfeita entre o popular e o erudito, que o Maestro Forró chama carinhosamente de “eruditizar o popular e popularizar o erudito”.

A apresentação do balé formado por alunas do equipamento foi outro momento emocionante e levou muitos pais e avós, as lágrimas. O Compaz Ariano Suassuna recebeu ainda as apresentações do grupo Tambores da Paz, grupo de maracatu formado pelos frequentadores do equipamento; seguido do coral infantil e o grupo Cantarolando, coral de adultos e pessoas idosas, juntamente com a apresentação da Orquestra Alto Mina, dos Bultrins, sob a regência do maestro Israel de França. O que também chamou a atenção de todos foi inauguração do Compaz Luz, que com uma decoração especial, vai iluminar o equipamento durante todo o  mês de dezembro. A chegada do Papai Noel fechou o dia de comemorações e levou a garotada ao delírio. 

O Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, falou sobre o que representa o equipamento para a população. “O Compaz é uma fábrica de sonhos, educação, cultura, transformação. E a gente fecha o final do ano com essa festa maravilhosa para as crianças do entorno, que são crianças de escolas públicas, muitas vezes muito pobre, para mostrar para elas que a cidade que a gente quer, é uma cidade igual para todas. E o prefeito Geraldo JUlio faz é justamente isso. Oportunizar a cultura, a música, o lazer para que essas crianças possam e viver o Natal e sonhar com um mundo melhor”, pontuou  Cavalcanti.  

Silva Evangelista é uma das muitas que fazem o Compaz acontecer. É nas aulas de natação e acompanhando o filho com necessidades especiais que ela encontra alegria ec conforto. “Meu filho estava sem terapia, e aqui foi onde eu encontrei apoio para mim e principalmente para ele. Ele faz esportes e eu faço hidroginástica. O dia de hoje é uma comemoração linda, as apresentações é uma forma muito bonita de encerrar o ano”, comemorou Silvia. 

Marcia Sabino, mãe da bailarina Ellen Sabino, era só orgulho e emoção. Moradora do Engenho do Meio, ela veio com a família toda para conferir a apresentação da filha, “O Compaz é uma mãe, acolhe todas as pessoas, de todas as classes, é aberto ao público, com biblioteca, atividades esportivas e culturais para quem quiser fazer. É um espaço transformador. Estou muito emocionada por ela ter a possibilidade de vivenciar tudo isso, quando eu não pude”, disse entre lágrimas.  

Compaz - As boas práticas realizadas pelos Compaz do Recife levaram as Fábricas de Cidadania da Prefeitura do Recife a serem reconhecidas como o melhor projeto de redução de desigualdade social do Brasil, pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis, no 3º Prêmio Cidades Sustentáveis, no qual o Compaz foi escolhido como o melhor projeto de redução de desigualdade do Brasil.

 

Com sua primeira unidade inaugurada em 2016, no Alto de Santa Terezinha, o Compaz foi concebido sob a ideia de oferecer, em um único espaço lazer, esporte, educação e oferta de serviço, com o propósito de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário em áreas de vulnerabilidade social. No entorno das localidades onde foram instalados, há registro de redução de violência e, no Alto Santa Terezinha, não houve registro de homicídio em 2018. Juntos eles atendem mais de 33 mil pessoas e já realizaram mais de 2 milhões de atendimentos

--