Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 17.12.19 - 10h57

Turma de concluintes do Curso Profissionalizante de Jardinagem receberam certificados durante solenidade de encerramento

O curso habilitou 30 estudantes a trabalharem com conceitos e práticas de paisagismo e uso de equipamentos específicos e a equipe está prontapara exercera função no mercado profissional da área.

 

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (16), os certificados de conclusão do Curso Profissionalizante em Técnicas de Jardinagem para 30 alunos que participaram da especialização durante três meses no Jardim Botânico. A cerimônia contou com a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, que na ocasião entregou os kits de jardinagem para os estudantes terem a oportunidade de dar início ao trabalho na área. O curso é oferecido gratuitamente desde 2013, tendo beneficiado mais de 145 pessoas de mais de 30 bairros ao longo de seis edições. Neste ano, a iniciativa passou a integrar o Chegando Junto, programa municipal de assistência e geração de renda lançado pelo prefeito Geraldo Julio com o objetivo de reduzir a pobrezae fomentar a economia da cidade.

As aulas foram baseadas em técnicas básicas de utilização de ferramentas e materiais, plantio, adubação e manutenção de jardins, ministradas de segunda a sexta-feira por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e do Jardim Botânico do Recife. Com duração de 3 meses, o curso habilita os estudantes a trabalharem com conceitos e práticas de paisagismo e uso de equipamentos específicos, estando prontos para realizar a função no mercado profissional da área. As aulas práticas resultaram em algumas melhorias no equipamento ambiental, como a manutenção do Jardim Tropical com a readubação e o controle de pragas, plantio de dois ipês brancos no estacionamento do JBR, compostagem, produção de mudas e plantio no viveiro do espaço.

Francisco, um dos participantes do curso, conta que através do ensino já pôde começar a empreender de maneira sustentável. “O curso foi maravilhoso, conseguimos ter acesso a um aprendizado importante já que não conhecíamos nada sobre jardinagem e hoje saio daqui como um vitorioso e com a certeza de que o curso vai me levar pra frente como já ocorre, pois estou vendendo mudas, graças ao ensino. Eu também trabalho com reciclagem e posso empregar os métodos de reutilização dos resíduos para produzir jarros de plantas. O curso vai deixar saudades, pois me trouxe uma nova visão e um novo jeito de ver o meio ambiente, além de proporcionar uma oportunidade de emprego”, concluiu. 

Ao fim do ensino, todos os participantes receberam, além do certificado de conclusão, um kit de jardinagem que inclui tesoura de poda, pá de mão, garfo utilizado para revolver a terra do jardim antes do plantio, pá para criar covas e ancinho para começar a cuidar de um jardim.  Nas últimas seis edições, a maior adesão da população participante foi dos bairros Casa Amarela, Afogados, Barro, Areias,Jiquiá, aflitos, Várzea, Prado, Encruzilhada, Jardim Uchôa, Bongi, Curado I,II e III, Linha do tiro, Cordeiro, Nova Descoberta,Caxangá, Jardim São Paulo, Alto do Mandu, Ibura, Três Carneiros, Tejipió, Iputinga, Totó, São José, Zumbi do Pacheco, San Martin, Sancho, Alto josé do Pinho,Engenho do Meio, Boa Viagem, Torreão.

“É uma proposta de integrar a população ao mercado de trabalho e extrair renda da preservação do verde, incorporando conhecimentos e despertando o empreendedorismo no cidadão. As aulas também conscientizam sobre a conservação do meio ambiente e como podemos evoluir o verde para o combate às mudanças climáticas”, ressalta o secretário José Neves Filho. Todas as vagas são direcionadas para pessoas em vulnerabilidade social, com idade mínima de 18 anos, residentes na cidade do Recife, prioritariamente moradoras do entorno do JBR e que tenham completado o ensino fundamental II (9º ano).

 

Sobre o Programa Chegando Junto

 

O Chegando Junto é um programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade, que vêm crescendo no Brasil. A iniciativa promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda.

Além dos minicursos profissionalizantes, já estão em andamento ações como o projeto Renda Por App, que vai sortear, a cada mês, 100 kits contendo uma bicicleta e um smartphone com pacote de dados, possibilitando que os beneficiados prestem serviços para aplicativos de entrega a domicílio; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais.

Além disso, o Chegando Junto vai lançar o projeto VEM Meu Emprego; construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas, entre outras iniciativas.