Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.12.19 - 10h30

Prefeitura valoriza o esporte de base com o prêmio Destaques Recife Esportes 2019

img_alt

Entregue pela primeira vez nesta terça (17), premiação é voltada a entidades que tiveram desempenho relevante no âmbito esportivo municipal durante o ano (Foto: Maurício Ferry/Seturel)


Para valorizar e estimular as entidades que tiveram desempenho relevante no âmbito esportivo municipal durante o ano, a Prefeitura do Recife entregou, na tarde desta terça-feira (17), a primeira edição do prêmio Destaques Recife Esportes 2019. O diferencial da premiação é valorizar o esporte de base, estimulando a prática esportiva nos estágios iniciais e a formação de novos atletas. Na categoria Futebol de Várzea, foram premiados os três melhores clubes do Recife Bom de Bola; a categoria Idoso reconheceu os três grupos que mais se destacaram nos Jogos da Pessoa Idosa; a categoria Paralímpica homenageou as três melhores entidades participantes dos Jogos Paralímpicos; e a categoria Educacional recompensou as três melhores escolas dos Jogos Escolares do Recife. 

O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e aconteceu no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. “Essa premiação, inédita, reconhece o trabalho dos grupos, atletas, técnicos e professores envolvidos nas nossas competições e atividades. Junto com nossa equipe, eles contribuem para que o Recife seja um celeiro de novos atletas e para transmitir valores por meio do esporte”, afirma a secretária Ana Paula Vilaça. “Somos uma gestão diferenciada, que valoriza o esporte. Mesmo num momento de crise, lançamos o Bolsa Atleta Recife e retomamos os Jogos Escolares”, ressalta a gestora. O secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Perez, participou da entrega dos prêmios e elogiou o trabalho desenvolvido pela PCR na área.

Na categoria Idoso, o vencedor foi o Grupo de Idosos Cabanga, com os grupos Geraldão Ginástica em segundo e Alegria de Viver, do Totó, em terceiro. “O mérito é de todos os integrantes do nosso grupo, que participaram das atividades com muita alegria. As atividades físicas fazem muita diferença na nossa qualidade de vida. São ótimas para a saúde, para fazer amizades e para podermos sair de casa e passear em outros bairros”, afirma a representante do Cabanga, Selma Apolônio. Na categoria Futebol, o Santa Cruz F. C. foi o primeiro colocado, com o Real Jardim F. C. na segunda colocação e o Projeto Vida/ Escolinha do Timba (Totó) em terceiro.

A Escola Municipal José da Costa Porto, no Coque, foi a grande vencedora da categoria Educacional. “Ficamos muito felizes por essa premiação. É o reconhecimento do trabalho da nossa equipe, especialmente da professora Madalena Ribeiro, que subiu ao palco comigo. O esporte é o melhor caminho para os meninos e todo mundo na escola torce por eles. Temos 80 alunos praticando esporte e todos passaram de ano”, comemora a gestora da unidade educacional, Selme Figueroa. As escolas municipais Nilo Pereira e Antônio Heráclio ficaram na segunda e terceira colocações.

E a categoria Paralímpico premiou em primeiro lugar o Núcleo de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD/UFPE), com a Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (AAPPD) em segundo e o Centro Evangélico de Reabilitação e Treinamento Ocupacional (Certo) em terceiro. Coube a Ismael Marques, treinador da equipe de Paratletismo da UFPE, a honra de receber o prêmio. “Também fui indicado para melhor técnico do Estado no prêmio Pódio Pernambuco, do Governo do Estado. Fui convocado como atleta e treinador para a seleção brasileira, nossa equipe foi campeã geral dos Jogos Paralímpicos de PE, segunda no Norte/Nordeste e quinta colocada no Brasil. Isso se deve primeiramente a Deus e ao nosso trabalho em equipe”, destacou.

 

VENCEDORES:

 

CATEGORIA PESSOA IDOSA: 

1) Grupo de Idosos Cabanga (Cabanga)

2) Grupo de Idosos Geraldão Ginástica (Imbiribeira)

3) Grupo de Idosos Alegria de Viver (Totó)

 

CATEGORIA FUTEBOL: 

1) Santa Cruz Futebol Clube (Arruda)

2) Real Jardim F.C. (Jordão)

3) Projeto Vida/ Escolinha do Timba 

CATEGORIA PARALÍMPICO: 

1) Núcleo de Educação Física e Desporto - NEFD - UFPE

2) Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência - AAPPD 

3) Centro Evangélico de Reabilitação e Treinamento Ocupacional (Certo)

 

CATEGORIA EDUCACIONAL:

1) Escola Municipal José da Costa Porto

2) Escola Municipal Nilo Pereira

3) Escola Municipal Antônio Heráclio