Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.12.19 - 11h52

Evento reúne parceiros que participam do Programa Mobiliza Recife

img_alt

Nesta quarta-feira (18), ações de prevenção às drogas foram compartilhadas pelos parceiros que fazem o Programa Mobiliza Recife (Foto: Lu Streithorst)

 

O primeiro encontro de parceiros que fazem o Programa Mobiliza Recife junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), foi marcado por um grande sentimento de gratidão. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), no Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Na ocasião, os colaboradores tiveram a oportunidade de se reunirem para compartilhar suas experiências exitosas em relação às ações realizadas dentro do Programa. Além disso, o momento buscou reforçar o comprometimento do órgão em realizar ações de mobilização direcionadas à sociedade com o objetivo de prevenir o uso e o abuso do álcool e outras drogas.

"É preciso oferecer à população recifense o acesso ao conhecimento. Nosso trabalho é chegar junto das pessoas para passar informações e torná-las multiplicadoras da prevenção às drogas", conta Ana Paula Marques, secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod). A gestora reforçou a importância de cada parceiro presente no encontro, uma vez que a proposta do Programa Mobiliza é, sobretudo, realizar ações não só com o objetivo de atingir as pessoas vulneráveis, mas também construí-las em conjunto com quem está envolvido nas comunidades. 

O gestor da Escola Municipal Maria Sampaio de Lucena, Amaro Antônio, aproveitou o evento para parabenizar o comprometimento da Secretaria em levar ações de prevenção a todo o município. "Agradeço imensamente a essa parceria com o Programa Mobiliza, pois através dele podemos conversar com os alunos e conscientizá-los que a droga não precisa ser um caminho. Trabalhar a prevenção pode ser muito mais eficaz do que trabalhar o tratamento", disse. 

O Programa Mobiliza Recife é a parte de prevenção do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas e atua em diversas esferas da sociedade como, por exemplo, nas comunidades, por meio dos Comitês Locais, que ouvem as demandas dos territórios para fazer os devidos encaminhamentos. Juntos, os cinco projetos que integram o Mobiliza Recife já impactaram 133 mil pessoas. Dentre eles, estão o Projeto Descolado, que leva o programa para as escolas públicas e privadas, visando sensibilizar estudantes do 6º ano na prevenção do uso de drogas; e o Projeto Caravana da Prevenção, que leva o programa de prevenção às comunidades, para usuários, ex-usuários de drogas e para quem nunca usou drogas, além dos familiares dessas pessoas.