Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.12.19 - 20h10

Samu Recife distribui presentes na festa do Samu Solidário

img_alt

O Papai Noel do Samu chegou ao evento de helicóptero e ainda comemorou os 18 anos do serviço na capital pernambucana. (Foto: Ikamahã/Sesau PCR)

 

A manhã desta quinta-feira (19) foi de muita alegria, diversão, presentes e guloseimas para centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social. Isso porque foi realizada a 9º edição da festa de Natal do Samu Solidário, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Recife, no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no bairro do Curado. Na ocasião, ainda foi comemorado o aniversário de 18 anos do Samu Recife e o lançamento do sistema mais moderno de acionamento das ambulâncias.

Durante mais de duas semanas, foram arrecadados cerca de 500 livros infantis, 600 brinquedos e mais de cinco mil guloseimas (pipocas, salgadinhos, chocolates, pirulitos, bombons e chicletes). O Papai Noel do Samu chegou ao local de helicóptero e fez a entrega dos presentes aos pequenos do Lar de Maria, Instituto Educação Gabriela Feliz, Instituto Geicca e Escola Maçônica de Artes, além de crianças de comunidades no entorno do HMR.

Para o coordenador do Samu Recife, Leonardo Gomes, o Samu Solidário é uma forma diferente de ajudar as pessoas através do Samu, que já faz um trabalho que impacta na vida da população diariamente. “Mobilizar as pessoas para fazer essa ação solidária e tornar o Natal dessas crianças mais feliz é gratificante demais pra nós. E, esse ano, ainda temos a feliz coincidência de comemorar os 18 anos de serviço do Samu no Recife nessa festa linda”, comentou Leonardo.

Na festa, Pedro Gabriel, 4 anos, que mora na comunidade do entorno do HMR e participou do evento pela primeira vez, ganhou um caminhão e não escondeu a alegria. “Estou muito feliz de ganhar esse presente. Vou brincar muito com meu irmão, que também ganhou outro carro. Adorei ver o Papai Noel chegando no helicóptero”, disse o garoto.

Há 16 anos, o agente administrativo do Samu Recife, Luiz Carlos de Oliveira, tira férias no mês de dezembro para animar o Natal em shoppings do Recife e, desde a primeira edição, colabora com a festa do Samu Solidário. “Me sinto querido e realizado fazendo esse trabalho. Aproveito o momento para desejar muita saúde, felicidade e paz para as crianças e suas famílias”, vibrou.

A ação contou com a parceria do Hospital da Mulher do Recife, além do apoio da Polícia Militar (PM-PE), Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE), Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA- PE) e Interne Soluções em Saúde.

APLICATIVO - A partir de agora, as ambulâncias do Samu Recife contam com smartphones, através dos quais os socorristas receberão os acionamentos, junto com a rota e o prontuário médico eletrônico com as informações preliminares do paciente. O coordenador do Samu Recife, Leonardo Gomes, explicou que o novo sistema de acionamento remoto das ambulâncias se assemelha à forma como os motoristas de aplicativos de mobilidade, como o Uber, recebem e aceitam as corridas.

“Acreditamos que o fato de a central acionar as ambulâncias via aplicativo de uso interno dará mais agilidade aos socorros. E os socorristas chegarão ao local de atendimento já com a ficha do paciente no celular. Eles também poderão fazer fotos do paciente para mandar para o médico que fica na central dando suporte aos socorristas”, detalhou o gestor.

O aplicativo é para uso interno dos profissionais. A população continuará acionando o Samu através de ligação para o telefone 192. A Prefeitura do Recife investiu mais de R$ 350 mil no desenvolvimento do novo sistema de acionamento remoto das ambulâncias e na aquisição dos aparelhos de telefones.

BALANÇO - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) tem como principal objetivo chegar brevemente à vítima após ter ocorrido um agravo à saúde que possa levar a sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte. Na capital pernambucana, o Samu foi inaugurado pela Prefeitura do Recife em 21 de dezembro de 2001, e, desde então, já realizou atendimento de mais de 500 mil pessoas, somente na capital pernambucana. O Recife sedia a Central de Regulação Médica do Samu 192 Metropolitano do Recife, que, além do município sede, regula também os chamados de 71 municípios pernambucanos e da Ilha de Fernando de Noronha.

Nesses 18 anos de existência, o Samu Recife nunca recebeu tanto investimento como na atual gestão. Para melhorar o tempo de resposta dos atendimentos, a Prefeitura do Recife ampliou de quatro para 11 bases descentralizadas na cidade, incluindo uma com suporte avançado no Hospital da Mulher do Recife, no Curado; contratou mais de cem profissionais para compor a equipe e adquiriu novo software de gerenciamento de registros para a Central de Regulação Médica, mais eficiente e com acesso a diversas ferramentas, incluindo o georreferenciamento.

Atualmente, o Samu conta com mais de 500 profissionais, dentre eles cerca de 100 médicos, e realiza, em média, dois mil atendimentos mensais no Recife. As equipes que atuam nas ambulâncias do Samu são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, em parceria com diversas instituições de ensino.

A frota do Samu é composta por 23 ambulâncias, sendo 19 Unidades de Suporte Básico (USB) - uma destinada ao atendimento de psiquiatria; e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), que é uma espécie de UTI móvel, capaz de atender casos mais graves. Há ainda oito motolâncias, dez veículos do tipo 4x4 (que substituem os furgões no período de chuva), além de dois helicópteros que fazem parte de convênios firmados com a Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco e o Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Ao longo dos últimos sete anos, o Samu recebeu 48 novas ambulâncias, em parceria com o Ministério da Saúde. Os veículos mais modernos permitem um atendimento mais seguro e eficiente para a população e substituem viaturas mais antigas da frota. As viaturas ligadas à Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife já estão nas ruas com equipamentos com a nova padronização do Samu: maca laranja, pranchas amarelas e colchonetes azuis; todos com a marca Samu Recife, para reduzir as tentativas de adulteração, furto ou extravio.

A Central de Regulação das Urgências recebeu novo sistema de regulação, eficiente e com recursos especiais, incluindo o georreferenciamento e um sistema de despacho de ocorrências via aplicativo de celular, exclusivo para o envio de ocorrências, permitindo maior agilidade no deslocamento das ambulâncias até o atendimento.

Em 2018, a Sesau ainda realizou migração e ativação da nova central telefônica, o que significa mais modernidade ao trabalho dos profissionais que atuam na regulação do serviço e mais agilidade nos registros das ocorrências, diminuindo o tempo de atendimento. O novo sistema digital faz de forma automática o gerenciamento da fila das ligações recebidas pela central. A tecnologia permite também a geração de relatórios mais precisos sobre as ocorrências e trotes.

Ainda em 2018, a Prefeitura do Recife também entregou a nova Central de Material e Esterilização (CME), com investimento de R$ 86 mil na reforma do local em que os equipamentos utilizados no socorro às pessoas são esterilizados. Além de mudanças na estrutura física, o espaço recebeu novos equipamentos mais modernos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é pioneiro na implantação de viatura exclusiva para atendimento de pacientes em crise psiquiátrica, em parceria com a Guarda Municipal de Recife.

TROTES - Os trotes feitos a um serviço de emergência interferem diretamente no êxito no atendimento a uma vítima. O número de ligações categorizadas como trote caiu de 50% para menos de 25% do total de chamadas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192. Um dos motivos da redução é o trabalho desenvolvido pelo Samu Metropolitano do Recife através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que intensificou as atividades do Projeto Samu nas Escolas, com o objetivo de sensibilizar as crianças e seus familiares sobre a importância do serviço de emergência e mostrar o quanto os trotes prejudicam o socorro a quem precisa.

Nos últimos seis anos, os trotes feitos ao Samu caíram. Em 2013, das 360 mil ligações que o serviço recebeu, 179 mil eram falsas (quase metade). O projeto Samu nas Escolas já realizou mais de 200 visitas a escolas e creches municipais, contabilizando mais de dez mil alunos treinados. Além dos trotes, as palestras abordam o protocolo em Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), voltado aos alunos do 5º ano, e primeiros socorros (alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental). Em 2018, os professores e auxiliares passaram por treinamento em RCP e desobstrução de vias aéreas em Pediatria nas creches cadastradas no Programa Saúde na Escola.