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Planejamento e Gestão | 23.12.19 - 16h06

Balanço mostra Procon mais próximo dos recifenses

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Órgão de defesa atesta que relação com o consumidor aumentou. (Foto: Cortesia)

 

O atendimento do Procon ao consumidor recifense quase dobrou em 2019 em relação ao ano de 2018, passando de 4 mil atendimentos no ano passado para 8,1 mil neste ano.  E, não foi só por causa da crise que assola o país, o órgão recifense ampliou os canais de interação com o consumidor e está levando ao conhecimento do público, por meio de palestras, informações sobre a atuação do Procon e os direitos do consumidor.

O Procon está com sua equipe em campo nas  principais datas comemorativas e eventos: Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, São João, Dia dos Pais, Dias das Crianças, Natal e Black Friday, além de fiscalizar estabelecimentos como supermercados, shoppings, barracas de vendas de alimentos nas festividades, entre outros. A partir de  2020 o Procon Recife, com a construção de seu site, receberá reclamação, agendamento de audiências e denúncias, facilitando mais ainda o acesso do consumidor.

As campanhas educativas e distribuição de material informativo com orientações ao consumidor e entrega de cartilhas esteve entre as estratégias para levar mais informações ao consumidor sobre os seus direitos. Orientações para os consumidores ciclistas, conscientização sobre o superendividamento dos idosos, cuidados nas compras de brinquedos para crianças e orientação para compra do material escolar foram algumas das campanhas realizadas.

Para preparar ainda mais as equipes, foram realizadas capacitações para todos os funcionários com abordagem sobre Direito do Consumidor, Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e o Novo Código Estadual de Defesa do Consumidor de Pernambuco. Ainda em 2019, o órgão lançou o Projeto Educa PROCON Recife. A iniciativa prevê a capacitação de alunos da rede municipal do 9º ano em quatro módulos: Direitos e Deveres do Consumidor, Sustentabilidade, Mídia e Consumo e Educação Financeira. Participaram do projeto alunos das escolas Karla Patrícia, Mário Melo, Antônio Farias Filho e Cícero Dias.

 

Mutirões - Atento à necessidade de recuperação de crédito dos consumidores, o Procon também promoveu, neste ano, dois grandes mutirões de negociação de dívidas, com mais de 4 mil pessoas atendidas, sendo que  3.629 pessoas conseguiram negociar suas dívidas com prestadoras de serviço como Celpe e Compesa, de Telefonia fixa e móvel, Bancos e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “A ideia foi possibilitar que as pessoas consigam recuperar seu crédito. Numa época de crise, muitas vezes o consumidor não quita uma dívida por desemprego ou diminuição de renda, e os juros que vão se acumulando, impossibilitam que ele venha a pagar o que deve, avalia a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Além de interagir pelas suas bases físicas, o órgão também tem disponibilizado aos consumidores recifenses canais nas redes sociais facebook: procon recife e instagram: @proconrecife. Já os endereços onde a população pode procurar presencialmente pelo serviço são os seguintes: Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, que funciona das 8h às 13h. Há também um posto avançado de Atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado na avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha e outro no Compaz Ariano Suassuana, Cordeiro. O telefone de contato do Procon Recife é o  3355-3290.

 

Procon Recife – Vinculado à Procuradoria Geral do Município, o Procon Recife visa elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do município. O órgão também apura as denúncias recebidas, elabora e divulga o cadastro de reclamações fundamentadas contra fornecedores e realiza fiscalizações de rotina e em datas comemorativas. Entre os anos de 2017 e 2019, mais de 18 mil recifenses foram atendidos pelo Procon Recife que, atualmente, passa pela implantação da informatização e digitalização de todos os processos e documentos. A previsão é que em 2020, todo o serviço do órgão seja digital o que acarretará celeridade no atendimento e nas negociações.