Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

| 23.12.19 - 19h33

PCR divulga o que abre e fecha neste Natal

Nesta terça (24), véspera do feriado de Natal, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta da Prefeitura da Cidade do Recife. Para quem quiser aproveitar as festividades natalinas, não vai faltar programação na cidade, durante todo o feriado. Até o dia 25, o Parque da Macaxeira, Zona Norte da cidade recebe o espetáculo Natal para Sempre, a partir das 19h. Tradição que já ocupa o Marco Zero há 16 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, numa grandiosa encenação gratuita e a céu aberto, na Praça do Marco Zero, que terá três sessões: hoje, amanhã e quarta-feira, às 20h

Outra alernativa de lazer são os 36,5 km de Ciclofaixa de Turismo e Lazer que estarão disponíveis no dia 25 de dezembro. Das 7h às 16h, a Ciclofaixa conta com três rotas que convergem no Marco Zero, no Recife Antigo.

 

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no dia do Natal (25):

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão fechados na véspera (24) e Dia de Natal (25), na véspera (31) e Dia de Ano Novo (31), considerados ponto facultativo na Prefeitura do Recife. O funcionamento volta ao normal nas quintas-feiras após o feriado, nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro de 2020.

 

CULTURA - Neste feriado natalino, museus e galerias geridos pela Prefeitura do Recife, a exemplo do Museu da Cidade e do Paço do Frevo, estarão fechados. Os equipamentos voltam a funcionar normalmente a partir da próxima quinta-feira (26).

Mas o espetáculo está garantido nos próximos dias. Tradição que já ocupa o Marco Zero há 16 anos, o Baile do Menino Deus celebrará o Natal e a cultura popular nordestina, numa grandiosa encenação gratuita e a céu aberto, na Praça do Marco Zero, que terá três sessões: hoje, amanhã e quarta-feira, às 20h. 

Com direção do escritor Ronaldo Correia de Brito, o Baile conta a história do nascimento de Jesus, a partir da narração de personagens da cultura popular nordestina, tendo como cenário algumas das mais caras e enraizadas manifestações culturais da região, como o reisado, a lapinha, o pastoril, cavalo marinho, chegança, boi de reis e muitas outras.

O Baile é uma realização da Relicário Produções, da produtora Carla Valença, com apoio da Prefeitura do Recife.

Durante todo o feriado natalino, os parques Dona Lindu e Sítio Trindade também serão ensolarados convites ao lazer em família.

 

TURISMO E LAZER –   Opção de lazer que já entrou para o calendário natalino do Recife é o Natal Para Sempre. Nos dias 23 e 25 de dezembro, a partir das 19h, o espetáculo vai brincar com o imaginário das crianças - e dos adultos. O musical conta a história de uma menina, que encontra um livro mágico, de onde saem bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, João Pé de Feijão, Lobo Mau e muitos outros personagens da carochinha, que ganham vida no Natal. O espetáculo é gratuito e tem a presença confirmada do ator mirim Igor Jansen, protagonista da novela As Aventuras de Poliana.

Outra alternativa de lazer são os 36,5 km de Ciclofaixa de Turismo e Lazer que estarão disponíveis no dia 25 de dezembro. Das 7h às 16h, a Ciclofaixa conta com três rotas que convergem no Marco Zero, no Recife Antigo. Também neste dia, quem for ao Segundo Jardim de Boa Viagem vai contar com o espaço do Lazer na Rua. Das 8h às 20h, o trecho privilegiado às margens da Orla de Boa Viagem fica à disposição para vivências de lazer ao ar livre.

Nenhum projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer funcionará no dia 1º de janeiro.

 

MEIO AMBIENTE – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não funcionarão nesta terça (24) e quarta-feira (25), devido ao feriado de Natal. Os espaços ambientais retomam suas atividades a partir da próxima quinta-feira (26), sendo o JBR das 9h às 15h30, e o Econúcleo Jaqueira das 9h às 17h.

 

MERCADOS E FEIRAS - A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Serviços Urbanos (CSURB), informa que, nos dias 24/12 e 31/12 os mercados públicos, o Cais de Santa Rita, as feiras livres, o anexo de São José, o mercado das frutas e o camelódromo funcionarão normalmente, das 6h às 18h. Já no dia 25/12 os mercados públicos, o Cais de Santa Rita e feiras livres abrem das 06h as 13h e o Anexo de São José, o camelódromo e o mercado das frutas não funcionarão. No dia 01/01/2020 nenhum dos equipamentos citados funcionará.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Não funcionarão, durante o dia 24 de dezembro, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24 horas, e as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas), que estarão de plantão.

 

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados durante o feriado de Natal (24 e 25).

Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs sexta (27), sábado (28) e domingo (29), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

 

COMPAZ E BIBLIOTECAS - As fábricas de cidadania entrarão em recesso entre os dias 20 de dezembro e 1 de janeiro, com retomada das atividades para milhares de recifenses a partir do dia 2 de janeiro de 2020. 

 

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que o ano letivo finaliza nesta segunda-feira (23/12). As unidades educacionais estarão fechadas nos dias 24 e 31 de dezembro por ser ponto facultativo. Nos outros dias estarão acontecendo os processos de Novas Oportunidades, Recuperação Final, Conselho Pedagógico e Plantão Pedagógico.

 

PROCON - A sede do Procon Recife, Rua Carlos Porto Carrero, 156, Boa Vista estará fechado na véspera (24) e Dia de Natal (25), na véspera (31) e Dia de Ano Novo (01), considerados ponto facultativo na Prefeitura do Recife. Os postos avançados dos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, também estarão fechados, voltando a funcionar normalmente no dia 02/01/2020, após os feriados de Natal e de Revellion. Os consumidores poderão continuar a fazer suas denúncias por meio das redes sociais do Procon Recife: facebook: procon recife e instagram: @proconrecife

 

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor do andar térreo da PCR, do Compaz Governador Eduardo Campos e do Compaz Ariano Suassuna não funcionam na terça (24) e na quarta (25).

 

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não funcionam na terça (24) e na quarta (25).

 

ESCOLAS - As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam na terça (24) e na quarta (25).

 

ESPORTES - As Academias Recife gerenciadas pela PCR estarão fechadas na terça (24) e na quarta (25).

 

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados nesta terça (24) e quarta-feira (25). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

 

FINANÇAS - A Secretaria de Finanças do Recife comunica que o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado na sede da Prefeitura, e o posto de atendimento  do Expresso Rio Mar, estarão fechados nos dias 24 e 25 de dezembro. Informações tributárias como IPTU, ISS e taxas podem ser acessadas no Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

 

HVR -  O Hospital Veterinário do Recife, localizado na Av. Prof. Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, fecha nos dias 24, 25, 31 e 01 por ocasião das festividades natalinas e de ano novo. Nos demais dias, o funcionamento permanece normal das 8h às 18h.

 

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (26), a partir das 8h até as 13h. 

 

SAÚDE - Nestas terça (24) e quarta (25), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e as Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na quinta-feira (26).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará aberto para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, também funcionará nesta terça e quarta, 24 horas, com atendimento multiprofissional. As consultas ambulatoriais e os exames serão retomados na quinta.

Os serviços de urgência e emergência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e o Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente nessas terça e quarta. As maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques funcionam normalmente nestas terça e quarta, 24 horas, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multiprofissional 24 horas às mulheres vítimas de violência.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará na terça e quarta, para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 16h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24 horas para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) funcionará normalmente.