NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.12.19 - 16h02

Abrigo Noturno Irmã Dulce assegura mais dignidade para população em situação de rua no Recife

img_alt

Prefeito Geraldo Julio fez a entrega do equipamento nesta terça (24), véspera de Natal. O Abrigo é mais uma ação do Programa Chegando Junto e terá capacidade para receber até 100 pessoas por noite. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“Esse abrigo que inauguramos hoje vem complementar toda uma rede que funciona em nossa cidade, que ainda tem tantos desafios para vencer, mas que é feita por gente que tem o desejo de cumprir a missão de ajudar quem mais precisa. Se hoje no Brasil tem gente que prefere governar de costas para o povo, nós vamos governar de mãos dadas, vencendo juntos os desafios”. Foi emocionado, que o prefeito o Geraldo Julio, ao lado da primeira dama Cristina Mello, entregou nesta terça-feira (24), véspera de Natal, o Abrigo Noturno Irmã Dulce, que irá proporcionar um ambiente protegido e digno para o descanso das pessoas em situação de rua no Recife. A entrega ocorreu um dia depois da abertura do Restaurante Popular Naíde Teodósio, que vai oferecer refeições gratuitas para a população em situação de rua.

 

O prefeito Geraldo Julio falou sobre o que representa a entrega. “O abrigo noturno vai trazer para a população de rua, além da dormida, o banho de chuveiro, o asseio, atendimento psicossocial necessário com vários profissionais disponíveis. É mais um serviço importante no atual cenário que o Brasil se encontra. Aqui no Recife estamos entrando com os restaurantes populares, um foi aberto ontem e o próximo será na próxima sexta-feira e agora o abrigo noturno”, avaliou o prefeito.

 

“Nós temos um trabalho permanente de atenção à população em situação de rua, que é feito pelas equipes com o objetivo de tentar fazer a volta do convívio familiar, social, da empregabilidade, dessas pessoas. Mas com o empobrecimento da população, o desemprego prolongado, estamos vendo a população de rua aumentar no Brasil inteiro. Então são necessários políticas públicas adicionais. Aqui estamos enfrentando esse cenário com os restaurantes populares e agora com o abrigo noturno” complementou o prefeito Geraldo Julio.

 

O acolhimento no abrigo funcionará das 19h às 7h e contará com espaços de convivência, banheiros e dormitórios para receber até 100 pessoas, entre homens, mulheres, adultos, idosos e pessoas com deficiência. No local, os usuários receberão kits de higiene pessoal para utilizarem os banheiros. Também haverá espaços para guardar pertences pessoais. Entretanto, não será permitida a entrada com porte de materiais cortantes de qualquer natureza. O acesso ao abrigo será controlado por catraca, liberada após confirmada a de identificação, previamente elaborada por equipes da Secretaria Executiva de Assistência Social.

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna falou sobre a ação. “Esse espaço vai promover a dignidade humana, o acolhimento para essa população tão vulnerável. Uma forma de chegar mais perto dessa população, ter um diálogo, a equipe vai poder fazer uma intervenção mais qualificada. Além da dormida eles terão direito a almoço e jantar”, explicou a secretária. Ana Rita também destacou a empregabilidade como parte da ressocialização dessas pessoas. “Dentro dessa concepção de proteger e dar oportunidade, nós empregamos 15 pessoas da rua neste equipamento. São pessoas que já passaram por nossa rede de acolhimento e precisavam de uma oportunidade de emprego. Uma chance que vai dar um novo significado na vida dessas pessoas”, pontuou Ana Rita Suassuna.

 

José Nilton Monteiro, 38 anos, já viveu em situação de rua e hoje é um dos 15 que receberam a oportunidade de trabalhar no abrigo. “Esse abrigo é muito importante e vai comportar pessoas que mais necessitam, que é os que vivem em vulnerabilidade social. Agradecemos o prefeito pela sensibilidade de dar de fato o que a gente merece com dignidade”, disse Monteiro, emocionado. Nilton comemora mais uma conquista. “Ganhei um presente de Natal com esse emprego através da prefeitura, e uma bolsa de estudos para cursar Psicologia, que é a área que eu me identifico. Agora eu vou dar a contrapartida, fazer para aqueles que precisam, o que fizeram por mim”, contou.

 

Joelson Gomes da Silva vive há 20 anos em situação de rua, e há um ano vagava pelo Recife, já está cadastrado e poderá usufruir do serviço oferecido pelo abrigo.  “Isso é uma coisa muito boa. Passamos noites de frio na rua, sem cobertor, dormindo em cima de um papelão duro. Isso aqui é uma ajuda muito grande para sair da rua, mesmo que seja só a dormida, um banho, um local seguro para a gente dormir direito sem estar preocupado com pessoas que às vezes querem fazer maldade” festejou”.

 

O cadastro irá permitir aos frequentadores o devido acompanhamento psicossocial, já que o espaço contará com a presença de psicólogos, assistentes sociais e cuidadores. Também haverá equipes administrativas, portaria e serviços gerais. Além disso, ações coletivas poderão ser realizadas no espaço para viabilizar serviços de relacionados à saúde, segurança e políticas sobre drogas. Idosos, pessoa com deficiência e pessoas que vivem a menos tempo em situação de rua serão prioridade do acesso ao Abrigo Noturno. Para garantir o bom convívio dos usuários e manter saudável a rotina do equipamento, um contrato de convivência interna está sendo elaborado pela SDSJPDDH com o objetivo de nortear as regras a serem seguidas no ambiente. O regimento será entregue aos frequentadores e estará disponível no abrigo.

 

Após abençoar o abrigo, Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife falou do momento especial que marca a inauguração. “Está é uma importante ação, principalmente porque esta época do ano, o Natal, a população está muito voltada para as questões sociais. Ficamos de coração partido quando caminhamos pelo Recife e vemos tanta gente em situação de rua. Oferecer um leito é algo muito significativo. Este abrigo e os restaurantes demonstram mais respeito e dignidade para com as populações de rua” declarou Dom Fernando.

 

Na cerimônia de entrega do abrigo estavam presentes também o arcebispo auxiliar Dom Limacêdo Antônio, o desembargador Bartolomeu Bueno, presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJPE, Antônio Carlos Figueira, assessor especial do governador Paulo Câmara, representando o governador, no ato e diversos grupos que fazem trabalho social voltado às pessoas em situação de rua no Recife.